Ceará vai receber vacinas da Janssen. Foto: Johnson & Johnson via AP

As 120.200 doses da vacina da Janssen, que devem chegar ao estado do Ceará nos próximos dias, serão destinadas aos 184 municípios para 24% do público em geral, de acordo com uma nota técnica da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O imunizante vai ser destinado a pessoas com idades entre 30 e 44 anos cadastradas na plataforma Saúde Digital.

A nota prevê a chegada das vacinas no Ceará entre os dias 16 e 18 de junho, mas, nesta tarde, a secretaria informou que depende das datas a serem indicadas pelo Ministério da Saúde. Antes, as vacinas tinha validade até 27 de junho, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade do imunizante de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8°C.

"A aprovação foi baseada em uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da Agência Norte-americana (Food and Drug Administration - US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021", justificou a Anvisa.

Distribuição
A Sesa vai começar a distribuição das doses aos 184 municípios logo que elas chegarem. A Pasta faz recomendações específicas para a aplicação das vacinas para evitar perdas, já que o prazo de vencimento está próximo.

As recomendações para os municípios englobam a priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;
A priorização das aplicações em centros urbanos, evitando a pulverização territorial;
A utilização das doses em usuários cadastrados na plataforma Saúde Digital;
E a observância da faixa etária de 30 a 44 anos, em ordem decrescente.

Fonte: G1 CE

Post a Comment