Foto: Acervo Pessoal

Um artista caririense desenvolveu produtos que, além de servirem como decoração e utilitários domésticos, também expressam culturalmente a identidade da nossa região. Mauricio Ferreira elabora trabalhos artísticos sob suportes orgânicos, sendo a pedra o principal deles. As peças são comercializadas pela lojinha Coração 3×4, criada pelo artista para expor os produtos.

Atualmente residindo em Barbalha, Maurício atua desde os 18 anos com trabalhos artísticos, bem como atua na área de produção cultural, eventos e projetos de decoração. Segundo conta em entrevista, a ideia de lojinha com os suportes surgiu no começo de 2020, como forma de expressão às suas raízes, e inspirado nas fachadas das casas coloridas do Cariri.

“O processo de execução da peça parte de referências pessoais vivenciadas no interior do Nordeste, inspirada pelas casas que compõe essa paisagem singular do Brasil. Sempre tive o interesse pela arte e estética sertaneja tão presente na minha vida e cultura. O trabalho com as casas é resultado do anseio por auto conhecimento enquanto artista e indivíduo e com a chegada da pandemia, a necessidade de criar era maior, pois havia sentimento de renovação diante as novas experiências.”, conta o artista.

Maurício destaca que um dos seus projetos é possibilitar que as peças não sirvam apenas como produtos comerciais, mas que seu trabalho artístico também amplie para realização de projetos sociais e oficinas. “Quando eu puder concretizar esse meu projeto das oficinas, quero possibilitar que pessoas que vivam em locais como associações, o Orfanato Jesus Maria e José, abrigos de idosos e outros locais onde a iniciativa possa contribuir socialmente”, diz.

Ele mantém as peças expostas na lojinha através do Instagram (@3x4cora), onde é possível ver as pedras personalizadas, e também algumas das fachadas usadas para inspiração. Maurício afirma também que todos os produtos tem, além da função decorativa, uma forma de possibilitar aconchego e pertencimento de quem está com uma das peças.

“Então produzir algo para o bem-estar pessoal é também exercer a criatividade. Equilibra nosso estado de espírito e nos leva a outros lugares. Dessa forma, meu sentimento de pertença me fez alcançar outros espaços.”, completa.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment