Por Redação Gazeta do Cariri

Lançado na noite da última quarta-feira, 30/06, o I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares, realizado por meio do Instituto de Pesquisa José Marrocos (Ipesc), da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com diversas instituições como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Secretaria de Cultura do Estado.

O simpósio acontece de 6 a 9 de dezembro de 2021 de forma virtual, com transmissão pelos canais da URCA e do Ipesc, no Youtube. As inscrições podem ser realizadas através do siseventos.urca.br. O evento contará com mesas redondas, grupos, trabalhos e apresentações de vídeos, além de pesquisadores e estudiosos do Brasil e outros países.

O simpósio tem a promoção do Ipesc, através da Pró-Reitoria de Extensão da URCA – UECE – UVA – UFCA – UNILAB, com as parcerias da associação Ibero-Americana de Comunicação – Assibercom, Escola de Saberes Ave Poesia de Assaré, Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – Socicom, Fundação Casa Grande, GeoparK Araripe Mundial da UNESCO, Rede Arte na Escola, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom, ONG Beatos, Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas – DÍCTIS (UECE) contando ainda com os apoios institucionais da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (SECITECE), Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

O lançamento virtual contou com a palestra do Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, além de apresentação do poeta e cantador, João Bandeira, e representantes de instituições culturais da região e do Estado, a exemplo do Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior. A chefe do escritório regional da Secretaria de Cultura do Estado, Dane de Jade, fez a apresentação e mediação do lançamento e destacou a relevância dos debates com enfoque para a cultura regional e sua riqueza.

O Reitor realizou sua fala em nome das universidades representadas pela URCA e ressaltou a satisfação de participar do evento, mesmo sendo virtual. Lima Júnior destacou a grandiosidade do evento, por aspectos que têm a ver com o território, dentro do contexto de influência cultural, como matriz original, onde se gera, se desenvolve e se assentam as ações da URCA. “As nossas universidades nascem com esse vínculo e o pensar o universal a partir do local”, diz.

Segundo o Reitor, o evento trará um conjunto de programações para integrar cultura, ciência, conhecimento, e pensar a formação de redes que fortaleça cada vez mais o papel institucional de interação entre a ciência e a cultura, por uma agenda mais consistente, para dar mais visibilidade à nossa raiz, da cultura do Cariri, Ceará e do Nordeste. Além disso, afirma o papel da ‘pluridiversidade’ através da universidade.

O Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, abordou em sua fala Culturas e Literaturas Populares do Ceará, a amplitude da relevância cultural, no contexto de formação do ser humano, do ponto de vista econômico e social, dentre outros importantes aspectos de potencialidades.

Professora Edite Colares, do curso de Pedagogia da UECE, apresentou a programação, destacando os objetivos e justificativas para a realização do Simpósio, além da abrangência no fortalecimento da cultura e da arte dentro da Universidade, através da união das universidades. O Cariri é um campo fértil da cultura material e imaterial e dos encontros, a exemplo da Festa do Pau da Bandeira de Barbalha e a literatura de cordel, reconhecida como patrimônio imaterial do povo brasileiro.

O Simpósio Internacional se propõe a refletir esse universo múltiplo, poetas, artistas populares, para que se aproximem e debatam através da voz, performance, no sentido transversal e multidisciplinar que se exige.

Professor Hidelbrando dos Santos destacou o Cariri como o verdadeiro epicentro da cultura e a URCA guardiã. Ele ainda salientou a importância da cultura regional e destacou a sua alegria se estar fazendo parte do momento. A proposta do Simpósio é discutir as diversas formas de manifestações e linguagens dessa cultura, nos seus variáveis aspectos.

Professora Edite ressaltou os objetivos do Simpósio, como forma de situar e refletir sobre essas culturas, diante das política de patrimônio e caminhos seguros de salvaguarda, além de discutir as políticas do estado essencial para o fortalecimento e preservação.

Evento virtual
O Simpósio será realizado de forma virtual, através de plataformas digitais. com conferências, oficinas, simpósios temáticos, depoimentos de mestres, exposições, dentre outras formas.

O evento terá seis eixos e oito mesas. As abordagens estarão relacionadas a Saberes, vivências e ancestralidades: as artes do sagrado; Fazeres da artesania na teia da tradição; Poéticas populares do corpo e da voz: cantigas, performances e brincadeiras; Narrativas: oral, impressa e cibernética; Cultura popular na formação humana, no cotidiano escolar e nas universidades; e Patrimonialização da Chapada do Araripe, Geopark Araripe e Museus Orgânicos – iniciativas de salvaguarda do patrimônio natural e cultural.

Cada um dos eixos repercute em outros temas geradores que estarão representados em oito mesas redondas com temas como: A religiosidade popular e as artes do sagrado, Vivenciando a cultura popular tradicional: saberes, ofícios e os tesouros vivos”; Patrimônio cultural imaterial e estratégias de salvaguarda: os casos da Literatura de Cordel, da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha e da Xilogravura.

Também entram nos debates temas como a Cantoria e cultura popular, cultura hip hop e demais culturas de rua; Cultura afro-brasileira, quilombos e capoeira; Escritas, narrativas e diálogos culturais: circularidades, movências e hibridações; Cultura e literatura popular na educação; e  Povos Originários e Arqueologia Social Inclusiva.

Post a Comment