Foto: Wanyffer Monteiro

A vacinação em segunda dose do imunizante contra a Covid-19, produzido pelo laboratório Pfizer/BionTech, deve continuar a ocorrer em gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose de AstraZeneca. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, na manhã desta terça-feira (13).

A decisão ocorre após o Ministério da Saúde vetar a mistura de imunizantes na aplicação de doses em nenhum público. O titular da pasta, Marcelo Queiroga, afirmou na última sexta-feira (8), que a combinação de vacinas não está autorizada nem em gestantes, nem em nenhum público – e que os municípios não devem fazer a combinação por conta própria.

Cabeto afirmou que "essa é uma prática que foi estudada, ela é eficaz", afirmou, ao ressaltar que essa ação não deve ser feita em todos os públicos. "A gente vê outros países fazendo misturas vacinais, mas isso não deve ser feito de forma ampla", pondera.

O Rio de Janeiro também decidiu manter a orientação de misturar doses de vacina para grávidas.

Vacinação em adolescentes
O secretário da saúde também disse que a meta do estado é vacinar contra a Covid-19 toda a população cearense, com mais de 12 anos de idade, até o fim de agosto.

Até o momento no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou a aplicação do imunizante Pfizer/BionTech neste público, contudo, por causa da disponibilidade de doses, o Governo Federal ainda não fez distribuição visando a aplicação em jovens.

O Ceará já permite que adolescentes se cadastrem na plataforma Saúde Digital, gerenciada pela Secretaria da Saúde, para ficarem na fila de recepção do imunizante.

"A CoronaVac se mostrou eficaz assim como a Pfizer na vacinação entre 12 e 18 anos. Se tudo der certo, não posso afirmar ainda, acho que o Ceará termina agosto com a população acima de 12 anos toda vacinada", ressaltou.

Para que esse calendário ocorra, é preciso que sejam mantidas as entregas de imunizantes por parte do Ministério da Saúde e que cheguem as doses compradas pelo estado da vacina russa, a Sputnik V.

Chegada de mais vacinas
Conforme Cabeto, há uma previsão de chegada da primeira remessa da vacina russa na semana que vem. Segundo ele, serão cerca de 190 mil doses, cuja aplicação ocorrerá "imediatamente". Foram contratadas com o Fundo Russo, que gerencia as tratativas pelo imunizante, 5,2 milhões de doses.

Fonte: G1 CE

Post a Comment