FOTO: Nivia Uchoa

Por Redação Gazeta do Cariri

Os municípios de Aurora, Farias Brito e Jucás receberam, nesta quinta-feira (1º/07), novos equipamentos para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários: três brinquedopraças, com academia ao ar livre cada uma delas. Por meio de transmissão virtual, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, conduziram a solenidade que teve participação do deputado estadual Davi do Raimundão, e remota dos prefeitos de Aurora, Marcondes Tavares, Francisco “Déda”, de Farias Brito, e José Edsonriva, de Jucás.

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, abriu a transmissão listando ações dos programas de ação social do Ceará, destacando o Cartão Mais Infância, que deve chegar a 150 mil famílias ainda em 2021, e a distribuição de toneladas de alimentos para entidades assistidas pelo Mais Nutrição Ceará. “Temos muito orgulho de construir políticas públicas que ajudam as famílias cearenses, como o Cartão Mais Infância e o Mais Nutrição. Com as entregas de hoje chegamos a 137 brinquedopraças entregues, e temos outras 250 licitadas, com isso desejamos que todas as crianças do Ceará aproveitem a sua infância ao máximo”, apontou.

“Nunca vimos uma política da primeira infância tão bem organizada e bem concretizada como a que assistimos nesse Governo. Dentro do eixo Tempo de Brincar, completamos hoje 137 brinquedopraças, locais onde as crianças aprendem brincando e brincam aprendendo. Daqui há alguns anos vamos relembrar do que está acontecendo aqui hoje, que está se criando novos seres humanos, crianças de hoje que serão homens e mulheres de amanhã, com mais conhecimento e competências”, ressaltou Socorro França.

Cada brinquedopraça está equipada com piso emborrachado e anti-impacto, gradil e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O espaço é voltado para o desenvolvimento das crianças de 2 a 12 anos através do brincar.

Para a pequena Maria Carla Lucas de Souza, de 9 anos, o local agora é perfeito para as suas brincadeiras. “Gostei muito da brinquedopraça, adorei os brinquedos, agora temos aqui perto de casa escorregador, gangorra, a casinha, sempre que eu puder estarei aqui para brincar muito”, disse a animada criança de Jucás.

A academia ao ar livre, com área total de 100m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções.

A primeira-dama finalizou o evento agradecendo a parceria dos três prefeitos presentes, Aurora, Farias Brito e Jucás, e ressaltou a importância desses equipamentos em cada cidade. “A entrega desses equipamentos é mais uma opção de divertimento e aprendizado para as famílias desses cidades, inclusive, quero registrar que tanto em Farias Brito quanto em Jucás, cada uma já somam duas brinquedopraças, e todo esse trabalho vem se consolidando com essa parceria forte, entre o Governo do Ceará e as prefeituras cearenses”, disse Onélia Santana.

Brinquedopraça 
Com os novos espaços, foram 137 brinquedopraças instaladas em todo o Estado, mais 12 estão em fase de execução e 235 foram licitadas. No total, foram entregues 278 equipamentos do Programa Mais Infância Ceará.

Educação Ambiental
Durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores arbóreas, frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na promoção da educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. Os três municípios receberam o plantio de 66 mudas e 137 foram doadas para a população. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil.

Post a Comment