Cratense Abidoral Jamacaru. FOTO: Marcos Taveira

Dois cearenses foram contemplados na oitava edição do Prêmio Grão de Música, dedicado a valorizar a música popular brasileira. O evento, idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira, realiza uma cerimônia virtual e também divulga uma coletânea de canções dos vencedores.

Na lista de 15 selecionados, está a cantora, líder indígena e agricultora Maria de Lourdes da Conceição Alves, chamada de Cacique Pequena. Considerada uma das primeiras caciques mulheres do País, ela lançou o CD “Beleza da Vida” em 2013. Nesta obra, revela os traços culturais do Jenipapo-Kanindé.

A cearense, nascida em Aquiraz, recebeu o título de Mestra da Cultura pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 2015. Também teve várias outras menções por sua contribuição social e cultural.

Essa é a primeira vez que há a presença indígena na premiação. Ao lado de Cacique Pequena, também está Djuena Tikuna, do Amazonas.

Outro vencedor foi Abidoral Jamacaru, natural do Crato. Sua obra perpassa ritmos distintos, como o blues, o rock, o forró e o coco. Em suas composições, os temas abordam questões políticas e sociais populares.

Além deles, ainda há entre os vencedores os nomes de Cláudia Simone, Cléber Eduão, Djuena Tikuna, Fernanda de Paula, João Ormond, Lia Sophia, Oliveira de Panelas, Salomão di Pádua e mais.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro em formato on-line. O evento, que ganha transmissão direto do Teatro D, em São Paulo, terá apresentações dos artistas contemplados.

Fonte: O Povo

Post a Comment