A live Bate papo com Pedro Lobo desta sexta-feira (16), destacou o tema "Cultura como elemento de desenvolvimento e o enfrentamento da pandemia da Covid-19. 

Como convidados, a atriz, ex-secretária de Cultura do município do Crato - CE, atualmente coordenadora do Escritório Regional da Cultura, no Cariri e da Vila da Música, Dane de Jade e o atual secretário de cultura do Crato, Amadeu de Freitas.

Ainda participou da live, o fotógrafo, produtor e ativista cultural, Dadá Petrola.

Um dos setores mais afetados pela pandemia do Novo Coronavírus, a cultura, principalmente  as áreas de promoção e produção de eventos, artistas e demais envolvidos nos espetáculos,  contou com o apoio da Lei Aldir Blanc, para amenizar a difícil realidade. Amadeu de Freitas afirmou que o Crato foi contemplado com quase R$ 1 milhão, dividido com diversas instituições, grupos, artistas, produtores, entre outros trabalhadores do meio artístico.

O vereador, Pedro Lobo (PT) registrou as ações de apoio implementadas pelo Governo do Estado, neste contexto. 

No segundo momento da LIVE, Pedro Lobo apresentou para os convidados uma indagação muito oportuna: como o Crato pode trabalhar, transformar o seu potencial cultural popular em um ponto de desenvolvimento económico?

O secretário Amadeu ver um momento promissor para a cultura no município  e citou a chegada do Centro Cultural do Cariri, no momento em construção pelo Governo do Estado, em Crato, entre outros investimentos, como uma perspectiva positiva. Ainda destacou a criação da Lei Cultura Viva pelo município. 

Dane de Jade entende que é possível potencializar a cultura como um vetor de fortalecimento dos municípios, desde que seja tratada como uma base firme, referência e não apenas como mais um detalhe. "O Cariri e sua riqueza cultural precisam ser pensados como um território único", disse Dane. 

Dadá Petrola afirmou que  políticas públicas de valorização da cultura devem ser estabelecidas para colher bons frutos. 

No final do Bate papo, Pedro Lobo agradeceu aos convidados e internautas que interagiram com a live e disse que o seu mandato está a  disposição para trabalhar pela cultura e os artistas do município.

Post a Comment