Faltando menos de um mês para novas eleições municipais em Missão Velha, outros dois municípios cearenses também estão em campanha eleitoral para decidirem novos prefeitos. Conforme estabelece a Justiça Eleitoral, o novo pleito, categorizado como “eleições suplementares”, tem o desafio de cumprir regras sanitárias em meio à segunda onda da pandemia de Covid-19. O dia marcado para eleger o novo gestor municipal em Martinópole, Pedra Branca, bem como no município caririense, é 1º de agosto.

As campanhas eleitorais dos candidatos já foram iniciadas. A população foi convocada a voltar às urnas, porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram as candidaturas barradas em definitivo, sendo a cargo da Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), convocar novas eleições. Ainda há gestores de outros municípios com pendências eleitorais.

Prefeitos barrados

Em Missão Velha, o prefeito eleito em 2020, Dr. Washington Macedo (MDB), teve o registro de candidatura indeferido por improbidade administrativa. No caso de Martinópole, o prefeito eleito James Bel (Progressistas) foi considerado inelegível por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino. Apesar do indeferimento, o partido lançou de novo a candidatura de James Bel na eleição suplementar para prefeito de Martinópole, neste ano, e o caso já é alvo de questionamentos na Justiça Eleitoral.

Já em Pedra Branca, o prefeito eleito no ano passado, Antonio Gois (PSD), foi barrado por ter renunciado ao cargo de gestor municipal, em 2019, para evitar um processo de cassação por crimes quando ocupava a gestão.

Candidatos

Missão Velha

Dr. Lorim (PDT)
Fitinha (PT)

Martinópole

James Bel (Progressistas)
Júnior Fontenele (PL)

Pedra Branca

Matheus Gois (PSD)
Padre Antonio (PDT)

As regras das eleições foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e são as mesmas aplicadas em 2020, inclusive, proibindo aglomerações em eventos de campanha. Pelo calendário, a campanha eleitoral teve inicio no último dia 1º de julho e segue até o dia 31 de julho. De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, todos os pedidos de registro de candidatura a prefeito a vice e os pedidos de impugnação para barrar eventuais candidaturas devem estar julgados pelos juízes eleitorais até o dia 24 de julho.”

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment