Pontos registram concentração intermediária de coronavírus no esgoto de Fortaleza. Foto: Reprodução/ANA

O monitoramento da rede de esgotos de diversas capitais — realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) pela primeira vez em Fortaleza — detectou a presença de cópias do coronavírus no esgotamento sanitário da capital. De acordo com a análise, a concentração do vírus é intermediária, ou seja, há entre 4 mil e 25 mil cópias do Sars-Cov-2 a cada litro analisado.

Os dados constam no boletim da Rede Monitoramento Covid Esgotos, o qual analisou 10 pontos do sistema da capital (confira quais são abaixo), durante os dias 6 e 26 de junho. As informações foram coletadas por integrantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), parceiros da iniciativa que analisa outras capitais, como Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Curitiba.

As concentrações se dividem em alta (acima de 25 mil cópias de coronavírus por litro); intermediária (entre 4 mil e 25 mil); e baixa (abaixo de 4 mil). A ideia do levantamento é que os dados sejam cruzados com os do sistema de saúde a fim de dar subsídios para autoridades locais nas decisões de enfrentamento à Covid-19.

A abrangência dessa pesquisa considera o sistema de esgotamento compartilhado por mais de um milhão de pessoas.

Os pontos de monitoramento escolhidos em Fortaleza são:
Estação de Tratamento de Esgotos José Walter
Canal Pluvial Eduardo Girão
Estação Elevatória SD2 - Barra do Ceará
Estação Elevatória SD1 - Antônio Bezerra
Estação de Tratamento e Esgotos Conjunto Ceará
Estação Elevatória Reversora do Cocó (Hospital Unimed)
Estação Elevatória Praia do Futuro II
Estação Elevatória Pajeú (Hospital Leonardo da Vinci)
Poço de visita - Interceptor Leste
Estação de Pré-Condicionamento

Conforme a Rede, as justificativas para a escolha desses pontos para o estudo vão desde a ampla área de esgotamento da cidade com nível de vulnerabilidade em saúde muito elevado - como no caso das estações de tratamento - à sub-bacia com nível de vulnerabilidade em saúde elevado e alta transmissão da Covid.

Nestes dois últimos casos, estão as estações elevatórias, com exceção da estação da Praia do Futuro, escolhida também pelo alto interesse turístico e alto número de casos de Covid-19 e a do Pajeú, ponto que recebe contribuição do Hospital Leonardo da Vinci, referência em tratamento contra o novo coronavírus.

A Estação Elevatória Reversora do Cocó foi incluída porque recebe contribuição do Hospital Unimed, também referência em tratamento contra a doença.

Já o Poço de Visita - Interceptor Leste está entre os pontos por ser uma sub-bacia com predominância de população com poder aquisitivo alto, local de elevada circulação de pessoas e alto número de casos. E a Estação de Pré-Condicionamento é o ponto de maior contribuição do esgotamento sanitário da cidade.

Coletas das amostras
As coletas das amostras de esgoto nos pontos definidos no estudo estão sendo realizadas por equipes de campo dos prestadores de serviços de saneamento parceiros do projeto e pelas equipes locais das universidades integrantes da Rede Covid Esgotos. No caso de Fortaleza, são a Universidade Federal do Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

No laboratório, as amostras são processadas em quatro etapas para a detecção do novo coronavírus.

Pesquisa
De acordo com a pesquisa da Rede Monitoramento Covid Esgotos, com base na carga viral medida em trilhões de cópias do novo coronavírus por dia, é possível estimar a população contaminada, que elimina o vírus pelas fezes e urina, sendo que não há evidências da transmissão do vírus através das fezes

A ideia é saber como está a ocorrência do novo coronavírus por região, o que pode direcionar a adoção ou não de medidas de relaxamento consciente do distanciamento social. Também pode possibilitar avisos precoces dos riscos de aumento de incidência da Covid-19 de forma regionalizada, auxiliando assim a tomada de decisão pelos gestores públicos.

Fonte: G1 CE

Post a Comment