A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), negou nesta sexta-feira (2), a distribuição aos municípios de 709 doses vencidas em dois lotes da vacina AstraZeneca contra Covid-19. A pasta garantiu que, ao contrário do que consta no levantamento da publicação, teve acesso somente a doses referentes a dois lotes: o 4120Z005, recebido em 23 de janeiro de 2021 e com validade em 14 de abril de 2021; e o CTMAV505, recebido em 26 de março de 2021, com validade em 31 de maio de 2021.

Conforme exposto pela Sesa, o Ministério da Saúde (MS) informou que houve um erro na embalagem das doses da Vacina SARS-CoV2 – Laboratório AstraZeneca (Lote: CTMAV505). Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), nas embalagens primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do Sistema de Insumos Estratégicos em Sáude (Sies), do MS, o prazo de validade está 31/5/2022.

A reportagem confirmou que, da lista divulgada pelo MS, pele menos seis municípios haviam recebidos vacinas destes dois lotes. Foram estes Aurora, Salitre, Assaré, Lavras da Mangabeira, Campos Sales e Potengi, sendo este último o que havia aplicado a maior quantidade dos imunizantes no Estado, com um total de 173 doses. Desde então, algumas prefeituras, e suas respectivas pastas da Saúde, se pronunciaram em relação ao caso.

Lavras da Mangabeira
Com o lote citado (4120Z005), diz o município, que foi recebido em janeiro e aplicado, sem estar vencido. Inclusive, as três doses listadas como supostamente vencidas.

Salitre
A Prefeitura de Salitre negou veementemente ter recebido quaisquer lotes de vacinas vencidas. O município consta ter recebido um total de 49 doses dos lotes CTMAV505, CTMAV505 e 4120Z005.

Potengi
A Secretaria de Saúde de Potengi também garantiu que não aplicou as 173 doses citadas pela matéria fora da validade. A Pasta acrescenta que o Ministério da Saúde informou sobre um erro na embalagem das doses da Vacina, referente ao lote CTMAV505.

“Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do SIES o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022”, adotando o posicionamento igualmente defendido pela Saúde do Ceará.

Assaré
Também afirma que nenhuma dose foi aplicada fora do prazo de validade. A Saúde do município informou que, dos lotes informados, no caso o 4120Z005, onde teria recebido 9 doses vencidas, foram analisadas todas as notas de fornecimento, sem constar nenhuma vencida.

Aurora
Adotou o posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O município teria sido o segundo maior em aplicação das doses no Ceará, com um total de 50 imunizantes do lote CTMAV505.

Campos Sales
Ainda não se posicionou. Na cidade consta que houve recebimento apenas de uma dose, do lote 4120Z005.

Investigação

Por meio de nota conjunta na noite desta sexta-feira (2), os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) afirmaram que todos os casos relativos à aplicação de vacinas fora da validade serão investigados.

Conforme o texto, a possibilidade de erro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização não está descartada. As entidades apontam que os dados apresentam instabilidade desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil.

“O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações”, diz nota.

O Conass e Conasems informa ainda que “a ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira” e pontuaram que os vacinadores de municípios brasileiros “adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade”.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment