Por Redação Gazeta do Cariri

Mais de duzentas mulheres cearenses que já viveram situação de violência participam, este mês, de dois cursos profissionalizantes para trabalhar a independência financeira. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) iniciou a capacitação nessa terça (13), com uma aula inaugural na Casa da Mulher Brasileira. A ação, coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, contou com a presença da titular da SPS, Socorro França e da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

Os cursos contemplarão 210 mulheres de 12 municípios, incluindo a Capital. A ação é parte do projeto Mais Mulher. Os cursos são de orientação profissional, com aulas de coaching e educação financeira, sob a coordenação do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Ceram).

A titular da SPS, Socorro França, destaca a importância das capacitações para o empoderamento feminino. “Tão importante quanto assegurarmos atendimento, acolhimento, apoio social e jurídico às mulheres em situação de violência é promovermos a autoestima e o resgate de projetos de vida. Nesse sentido, cursos de capacitação profissional são muito importantes na busca da independência financeira e pela igualdade de direitos de gênero, livres do machismo estrutural”, destaca a secretária.

O primeiro curso será ministrado, presencialmente, no auditório da CMB, até o dia 21 de julho. A segunda capacitação será por meio remoto, no período de 26 de julho a 3 de agosto, para cerca de 185 mulheres, dos municípios de Pacatuba, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Tauá, Iguatu, Tianguá e Limoeiro do Norte, além de Juazeiro do Norte, Crato e Mauriti, na região do Cariri.

“Esses cursos integram o Projeto Mais Mulher, desenvolvido pela SPS em mais uma ação de apoio às mulheres vítimas da violência doméstica e do machismo estrutural, ainda tão presentes em nossa sociedade. Promover a profissionalização é dar a essas mulheres força e liberdade. Esse projeto nos enche de orgulho, por nos permitir participar da história de superação e reconstrução de suas vidas por meio das políticas públicas do Estado”, acrescenta Denise Aguiar.

A coordenadora do Ceram, Marta Lacerda, avalia que proporcionar ferramentas e mecanismos para as mulheres superarem as adversidades financeiras é o caminho para vítimas de violência transporem a barreira da dependência e reconstruírem suas vidas. “Dos casos registrados no Ceram, a dependência econômica e financeira são os maiores obstáculos que as mulheres enfrentam para romper o ciclo de violência a que estão submetidas. Por isso, o acesso às políticas públicas são tão importantes, oportunas e necessárias”, corrobora Marta.

Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Ceram): (85)3108.2966 – segunda a sexta, 8h às 20h.

Post a Comment