O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vai abrir procedimento para investigar a vacinação de Thyane Dantas contra a Covid-19, ocorrida na quinta-feira (8/7). A esposa do cantor Wesley Safadão recebeu dose do imunizante na Capital, no mesmo dia, local e horário do marido, apesar de ter nascido em 1991 e a campanha do município ainda estar atendendo público geral até 1989.

Conforme informações do promotor de Justiça Eneas Romero, a intenção é averiguar a legitimidade da aplicação, ouvindo as partes envolvidas no caso.

"Como agora temos esse critério cronológico, que é a idade, fica mais fácil apontar essas questões, se foi realmente 'xepa', se foi fura fila. É um dever do Ministério Público investigar tudo isso", disse ele.

Além de Thyane Dantas, as autoridades do município também devem ser ouvidas nesse procedimento. "Mesmo que não se saiba exatamente o que aconteceu, existem meios para checar isso, como o cartão da vacina, quem fez a aplicação, quais os dados foram registrados no recebimento dessa dose", pontuou.

'DOSE DE SANGRIA'
Ainda na quinta (8), logo após repercussão do caso nas redes sociais, a assessoria de Wesley Safadão divulgou posicionamento, explicando como teria ocorrido a vacinação da influenciadora.

"Cada dose dá em média um número [de] aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas. Por esse motivo, os profissionais estão autorizados a aplicar em quem estiver no local, mesmo que não esteja no dia certo para vacinação, para que não haja descarte do material", diz o texto.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) relatou como funciona o esquema de aproveitamento total de doses em Fortaleza. 

"Nos casos pontuais de doses remanescentes em frascos, após a total finalização das atividades, as equipes de vacinadores realizam busca ativa de pessoas pertencentes ao público alvo vigente, priorizando sempre os de maior idade", disse a SMS. Segundo o órgão, a vacinação na Capital, na quinta, terminou às 17 horas "inviabilizando possíveis doses remanescentes antes deste horário". 

SECRETARIA ANALISA
Além do MPCE, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou ter instaurado processo administrativo para "averiguar" a aplicação de vacina em Thyane.

O nome da esposa de Safadão não constava em nenhuma das listas de agendamento divulgadas pela prefeitura para quinta-feira (8). Ainda assim, ela publicou vídeos da aplicação da dose.

A vacinação na Capital - que avança em ordem decrescente de idade - chegou, até esta quinta, a pessoas nascidas em 1989.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment