Cidade do Crato. FOTO: Site Gazeta do Cariri

Apesar do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, ao menos 10 municípios caririneses apresentam níveis de alerta alto ou altíssimo para a transmissão do novo coronavírus. É o que mostra o painel de indicadores da plataforma IntegraSus, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com base nas taxas de transmissão, internação e no número de mortes provocadas pela doença.

Dos 29 municípios que compõem a região do Cariri, cinco estão em risco baixo, 13 moderado (incluindo Juazeiro do Norte), sete alto e três altíssimo. Os números são relativos às semanas epidemiológicas 32 e 33, entre 8 e 21 de agosto. O painel ainda aponta que, levando em conta a situação de todos os municípios do Estado, há tendência de queda nas internações e no percentual de leitos de UTI ocupados por pacientes com Covid-19. Por outro lado, a taxa de positividade, que atualmente está em 9,8%, pode ter um leve aumento nos próximos dias.

Nível de classificação

Moderado: taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 1,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.
Alto: taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 2,9%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%.
Altíssimo: taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior ou igual a 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.

Grau de transmissão

Nível altíssimo
Crato
Jardim
Mauriti

Nível alto
Altaneira
Antonina do Norte
Milagres
Nova Olinda
Penaforte
Potengi
Santana do Cariri

Nível moderado
Araripe
Assaré
Aurora
Barbalha
Barro
Campos Sales
Granjeiro
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Missão Velha
Porteiras
Várzea Alegre

Nível baixo
Abaiara
Brejo Santo
Farias Brito
Jati
Salitre

Fonte: O Povo

Post a Comment