Por Redação Gazeta do Cariri

O cronograma de instalação dos painéis solares em 32 escolas públicas da rede estadual, dessas, 5 estão localizadas no Cariri (veja abaixo a relação completa), avança para mais uma etapa, com o trabalho de vistoria técnica sendo realizado por engenheiros da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc). A implantação dos módulos fotovoltaicos para geração de energia solar será realizada pela Enatec Engenharia LTDA, empresa vencedora da licitação, por ter ofertado o maior desconto. O valor total da contratação é R$ 6.768.214,56, representando 26% de desconto em relação ao preço teto previsto no certame. Os recursos para o projeto são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (FIEE), administrado pela Seinfra.

“Esta fase preliminar é importante, porque vai nos permitir identificar quais as condições de infraestrutura de cada escola que receberá os painéis solares. Após esta análise técnica e eventuais adequações nas estruturas das instituições, iniciaremos a instalação dos módulos fotovoltaicos”, explica o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes. “Este projeto conta com a parceria da Secretaria da Educação, que tem nos auxiliado durante todo o processo, sobretudo nos critérios técnicos utilizados para a escolha das instituições: maior consumo e menor prazo para retorno do investimento, mas buscando contemplar todas as regiões do Estado”, destaca Lucio.

O FIEE tem como principal objetivo incentivar a geração de energia, tendo como base fontes renováveis, buscando cada vez mais eficiência energética, bem como a modernização das instalações elétricas do Governo do Estado. “Entendemos que o melhor ambiente para disseminar a cultura da sustentabilidade, a partir da geração de energia de fontes limpas, renováveis, é a escola”, finaliza Lucio Gomes.


Sobre o projeto
O projeto contempla a aquisição, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em escolas da rede pública estadual, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões administrativas do Ceará. Segundo o contrato, o serviço está previsto para ser concluído até o final de 2022.

Segundo o Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Adão Linhares, a iniciativa de implantar os sistemas de energia solar é resultado da atual política energética do Estado, que prioriza as fontes renováveis de energia, contribuindo com a sustentabilidade ambiental. “Hoje, o Ceará é líder no Nordeste em geração solar e está no grupo de liderança em geração distribuída, que é a energia gerada pelo próprio consumidor, a partir de fontes renováveis, sendo o terceiro em geração solar distribuída no País”, comemora Adão.

Post a Comment