Mais uma edificação de grande importância deve ser tombada no Cariri. Conforme informou a assessoria do deputado estadual Rafael Branco (MDB), este solicitou, através de requerimento, a Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), o tombamento do famoso Crato Tênis Clube, ambiente bastante conhecido e frequentado pela comunidade cratense. A Câmara Municipal inclusive já havia tramitado, no início do ano, a discussão para que houvesse o projeto de tombamento do imóvel. Conforme apresentado pelo parlamentar, a pauta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, e a solicitação foi feita à Secult, sendo que o equipamento passará pelos trâmites legais de reconhecimento como patrimônio do município.

O Crato Tênis Clube é um espaço sociocultural que marcou várias gerações das famílias cratenses. Fundado em 1932, o lugar foi e é palco de grandes eventos, festas tradicionais como como o “Carnaval da Saudade” e “Carnaval Infantil”, além dos encontros e reuniões familiares.

A solicitação feita à Secult requer a proteção e preservação do equipamento, acreditando que o espaço é um patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e representativo no Crato, pois, fomenta o processo de socialização, principalmente para os adolescentes, com atividades esportivas, shows e eventos culturais. O tombamento vem ainda em momento onde houveram rumores de uma possível transação comercial envolvendo o Tênis Clube, que seria demolido e daria lugar a uma torre residencial e outra comercial.

Com informações do Site Badalo

Post a Comment