O empresário e fundador do grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira, morreu aos 77 anos, neste sábado (14), em São Paulo. O paraibano estava com a saúde fragilizada e faleceu durante o sono. As informações são do G1.

A morte do empresário foi confirmada pela assessoria de imprensa da Caoa. “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, diz a nota.

O velório ocorrerá na tarde deste sábado, no Cemitério do Morumbi, às 14h30, e o sepultamento será na sequência, às 17h30.

O Grupo Caoa é o distribuidor das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. É dono de duas fábricas próprias, uma em Anápolis (GO), onde são montados modelos da Hyundai e da Chery, e outra em Jacareí (SP), advinda da compra de 50,7% da operação brasileira da fabricante chinesa Chery, o que formou a CAOA Chery.

HISTÓRIA DO EMPRESÁRIO
Oliveira Andrade começou a atuar no segmento automotivo em 1979. Ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), ele nem chegou a receber o veículo porque a concessionária faliu. Propôs então ficar com a revenda para compensar o pagamento feito pelo Landau. Assim surgiu a Caoa - formada pelas iniciais do nome do fundador.

Em menos de seis anos, a Caoa se tornou a maior revendedora Ford da América Latina. Em 1992, o Brasil abriu as portas para a importação de veículos, até então não permitida. Neste mesmo ano, a Caoa passou a importar a marca francesa Renault no Brasil. Dentro de três anos, a Renault passou a liderar o segmento de importados, ocupando a quinta posição no mercado em geral.

Em 1998, a Caoa deu início à importação da marca japonesa Subaru. No ano seguinte, em 1999, foi a vez da sul-coreana Hyundai. Em 2007, a Caoa criou a sua montadora. O empreendimento de R$ 1,2 bilhão foi erguido no distrito agroindustrial de Anápolis (GO).

Hoje, saem da sua linha de produção os modelos Hyundai: ix35, New Tucson e as linhas de comerciais leves, HR e HD, além dos veículos da marca Caoa CHERY, Tiggo5x, Tiggo7 e Tiggo8.

No final de 2017, a Caoa e a chinesa Chery se uniram em acordo para lançar a Caoa Chery, nova montadora 100% nacional.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CAOA
"É com profundo pesar que informamos o falecimento do nosso fundador e Presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje.

Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.

A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.

Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a CAOA CHERY e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira.

O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30".

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment