FOTO: Nivia Uchoa

Por Redação Gazeta do Cariri

Na tarde desta segunda-feira (2/8), o Ceará ganhou mais cinco Areninhas, nas cidades de Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba, entregues pelo governador, Camilo Santana, em evento virtual. Com mais esses cinco equipamentos esportivos, o Estado totaliza 217 Areninhas em funcionamento, sendo 131 delas no Interior e outras 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Na transmissão ao vivo pelas redes sociais, estavam ao lado do governador o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, o secretário executivo do Esporte e Juventude, Will Almeida, e também os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Tim Gomes, Rafael Branco e Walter Cavalcante.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, bancos de reserva, acessos pavimentados e torres de iluminação. Os cinco equipamentos nas cidades de Cariré, General Sampaio, Jaguaretama, Jati e Paraipaba totalizam um investimento de R$ 1.188.728,25.

Parceria Governo-Municípios
Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa contar com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. Isso incentiva uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.

Mais 62 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação. “A maior política pública do Brasil continua crescendo, um projeto que promove uma transformação social em cada lugar que é instalado, e com isso o Estado do Ceará colherá resultados positivos a curto e médio prazo”, reforçou Will Almeida.

FutPaz no Interior
Ao final da transmissão, Camilo citou o FutPaz, projeto que tem o objetivo de desenvolvimento social e promoção da cultura de paz no esporte, com intuito de promover o acesso de crianças e jovens ao futebol e descobrir talentos. “O FutPaz é uma forma de garantir que essa meninada esteja nas Areninhas, acompanhada por monitores, ídolos do futebol cearenses. Na Capital temos parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário, e em breve lançaremos a versão do Interior em Juazeiro do Norte, com os times do Icasa e o Juazeiro”, antecipou o governador.

Post a Comment