Foto: Gabriela Meneses / Arquivo

Por Redação Gazeta do Cariri

O Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (Profmat) está com inscrições abertas de 8 de setembro a 25 de outubro de 2021. O edital, que oferta 1400 vagas para ingresso em março de 2022, sendo 15 vagas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), é voltado para professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada, que possuem diploma de graduação. 

Este ano o processo seletivo dos candidatos contará com o Exame Nacional de Acesso (ENA), realizado presencialmente, no dia 4 de dezembro de 2021. No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar a instituição associada e o campus onde pretende realizar o ENA. O local escolhido para o exame será o mesmo em que, se classificado, cursará o Profmat. Na UFCA, as atividades do Profmat ocorrem em Juazeiro do Norte. 

O exame consistirá em 30 questões de múltipla escolha. As questões terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Profmat. 

Sobre o Profmat 
O Profmat é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). 

A pós-graduação tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas, que busquem aprimoramento da formação profissional. Recomendado pela Capes, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). 

Informações completas sobre este mestrado podem ser encontradas na página do Profmat.

Serviço
Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional (Profmat) 
Inscrições de 8 de setembro a 25 de outubro de 2021 
profmat.cct@ufca.edu.br

Post a Comment