Eventos culturais poderão voltar a acontecer no Ceará. Foto: Kaio Machado/Prefeitura de Fortaleza

O novo decreto estadual de enfrentamento à Covid-19, que passa a entrar em vigor na próxima segunda-feira (23), libera eventos culturais em equipamentos públicos, com as mesmas regras estabelecidas para eventos sociais. São elas: a limitação da capacidade em 200 pessoas em ambientes abertos e 100 para ambientes fechados, além da necessidade só admitir pessoas com as duas doses da vacina contra Covid ou com comprovação de testagem negativa para a doença feita até 48 horas antes.

Além disso, o novo decreto também ampliou a capacidade do público em cinemas e teatros a 50%, assim como é permitido o funcionamento em museus e em biblioteca. No decreto que ainda está em vigor, que termina neste domingo (22), cinemas e teatros podiam funcionar com apenas 30% de ocupação.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) para saber as regras para autorização da realização de eventos e aguarda resposta.

Igrejas
As igrejas e templos religiosos, de acordo com o novo decreto, poderão realizar celebrações presenciais com o limite de 70% da capacidade. Antes, as igrejas podiam ter celebrações com até 60% da capacidade. A recomendação do estado, no entanto, é que os templos religiosos foquem em eventos realizados de forma on-line para evitar a proliferação da Covid-19.

Restaurantes e barracas de praia
Assim como para os restaurantes, as barracas de praia podem funcionar das 8h às 0h, com limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes. O anúncio do novo decreto foi feito na tarde desta sexta-feira (20) pelo governador Camilo Santana (PT). O decreto já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Toque de recolher
Segundo o governador, o horário do toque de recolher também sofrerá mudanças e passará a valer a partir de 1h. Atualmente, os restaurantes só podem funcionar até 23h, e o toque de recolher é implementado a partir de 0h.

Camilo afirmou que os índices de Covid-19 continuam baixos no estado. Segundo ele, há pouca procura assistencial, queda no número de casos positivos, queda no número de óbitos e baixa transmissão. A grande preocupação, segundo ele, é a presença da variante delta.

"Vamos continuar reforçando as fiscalizações. É importante que as pessoas saibam que a pandemia ainda não acabou. Eu sei do cansaço, da expectativa de voltar a normalidade, mas a única forma que temos de voltar, nos encontrar, nos abraçar é através da imunização, da vacina", destacou Camilo".

"Portanto, até lá, vamos respeitar os protocolos, as orientações dos especialistas na área da saúde. Tudo isso só tem um objetivo: preservar a sua vida, das pessoas que você ama, seus familiares e toda a coletividade", complementou o governador.

Esse aumento progressivo da variante delta no estado, conforme o governador, foi, mais uma vez, o que impediu um avanço maior nas flexibilizações da economia. No decreto anterior, a mesma justificativa foi usada para manter todas as medidas implementadas até ali.

Vacinação de adolescentes
O governador disse ainda que avalia iniciar a aplicação de vacinas contra a Covid-19 em pessoas com menos de 18 anos em alguns municípios cearenses. "Estamos começando a avaliar iniciarmos em alguns municípios a vacinação abaixo de 18 anos. Isso será informado em breve pela Secretaria da Saúde e pelos municípios cearenses", afirmou.

Camilo argumentou que isso será feito porque vários municípios já estão concluindo a vacinação das pessoas adultas, como é o caso de Fortaleza.

Fonte: G1 CE

Post a Comment