Cidade de Farias Brito

31/08/2021

Dos 29 municípios caririenses, sete tiveram queda no número de habitantes entre 2020 e 2021, segundo nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme os indicadores, as cidades que mais apresentaram redução no total de moradores foram Farias Brito, Milagres, Aurora, Porteiras, Tarrafas, Granjeiro e Lavras da Mangabeira.

Em termos percentuais, Farias Brito lidera a perda populacional com queda de 0,30%. Granjeiro, que anualmente perde um grande número de moradores, apesar de contabilizar menor número que Farias Brito em evasão populacional, detém o maior percentual quanto aos demais, devido o menor número de habitantes em relação a proporcionalidade de perda.

Municípios com queda:


Efeito pandemia

Ao divulgar a nova estimativa, o IBGE ressaltou que os efeitos da pandemia da Covid-19 na variação populacional não foram incorporados nesta projeção. O órgão justificou a ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, apontados como fundamentais para a compreensão da dinâmica demográfica como um todo.

O impacto da crise sanitária no contingente populacional deve ser demonstrado no Censo Demográfico 2022, que além de atualizar os indicadores, também servirá como base para as futuras projeções realizadas pelo instituto.

Fonte: O Povo

Post a Comment