A Universidade Federal do Cariri (UFCA), junto ao projeto de extensão Compartilhando Economia Criativa e ao programa de cultura Feira Cariri Criativo, estarão ofertando o curso de Economia Colaborativa e Gestão Colaborativa. O curso é uma iniciativa vinculada ao projeto, que nasce com o propósito de potencializar as estratégias de desenvolvimento socioeconômico de empreendedores criativos da região do Cariri, fomentando a economia criativa da região a partir dos princípios da economia solidária, diversidade cultural, sustentabilidade, inclusão e inovação social. As inscrições vão até o próximo dia 30 de agosto.

O curso é aberto a qualquer pessoa que queira participar, sem restrições, bastando aos interessados realizarem suas inscrições na plataforma Convida UFCA, com um total de 100 vagas.

A proposta do curso surge através do conceito de economia criativa, que tem ganhado força desde meados da década de 90, quando alguns países, como Austrália e Reino Unido, o incluíram na sua estratégia de desenvolvimento. Ele surge, principalmente, quando se busca discutir meios de desenvolvimento para além do puro crescimento econômico, pois cria conexões entre tecnologia, cultura, inovação, bem-estar, criatividade, colaboração e sustentabilidade, entre outros. Mesmo não sendo o foco da questão, seu potencial de impacto econômico é também notável. Além disso, amparada pelo princípio da economia solidária, que consiste no trabalho cooperativo, associativo e colaborativo; a economia criativa tem grande potencial de impacto social.

Neste contexto, surge a importância de divulgar o tema, tanto para empreendedores quanto para consumidores. Aos empreendedores é importante divulgar as estratégias e ferramentas dessa nova economia, baseada no capital intelectual e cultural. Aos consumidores é importante educar sobre o valor intangível dessas novas relações de produção e trabalho.

Curso

O curso pretende apresentar o conceito ao público geral e estimular os empreendedores ao trabalho cooperativo/associativo, sendo a principal motivação é conectar pessoas em volta do tema. Ele terá carga horária total de 32h e será ofertado entre os dias 30 de agosto e 29 de setembro. Totalmente online e gratuito, estará disponível na plataforma Convida UFCA. Ao final, cada participante que concluir com êxito receberá um certificado.

Para os alunos, o curso conta com apostila e videoaulas. Além disso, serão realizadas mentorias semanais com os professores, e encontros com convidados especiais. A iniciativa será ministrada pelos colaboradores Raniere Moreiroa, professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFCA, Cleonísia do Vale, professora Adjunta do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) da UFCA, Davi Siebra, aluno do curso de Administração Pública e gestão Social da UFCA e Isabela Mendes, aluna do curso de Engenharia Civil da UFCA.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment