O vereador Pedro Lobo (PT) e o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do município do Crato, Carlos Freires, bateram um papo em live, nesta sexta-feira (20/08), sobre Agricultura Urbana e Segurança Alimentar. 

Foi um momento online bastante informativo e esclarecedor, pois Pedro Lobo e Carlos Freires são dois conhecedores das carências do cotidiano rural e das políticas voltadas para o campo.

Carlos Freires informou que 70% do alimento produzido no campo, em Crato, e em grande parte dos municípios brasileiros, têm origem da agricultura familiar, daí a importância de se investir intensamente no setor. 

O secretário disse ainda que a agricultura urbana não è apenas uma possibilidade, mas sim uma estratégia, que pode ser linkada em outros setores como saúde, educação, segurança alimentar e meio ambiente. 

"Em Crato, o Gesso e o bairro Batateiras registram experiência de agricultura urbana com o apoio da SDARH", afirmou Carlos Freires. 

O vereador Pedro Lobo citou as hortas e os jardins como exemplos de agricultura urbana e os bairros São José e Seminário como comunidades com  bastante potencial para desenvolver a atividade agrícola, por terem grandes áreas ociosas, que podem ser aproveitadas para o plantio, dentro da perspectiva da segurança alimentar, gerando comida para próprio família dos agricultores. .

Pedro Lobo também falou de sua ação parlamentar voltada para garantir alimentação nas casas da população de baixa renda, do pequeno agricultor, do trabalhador assalariado, das mães solo (aquelas que criam seus filhos sem a presença do pai) e do desempregado. O Projeto Mesa Farta, de sua autoria,  demonstra muito bem o compromisso do vereador petista com agricultura familiar e no combate da insegurança alimentar, que hoje atinge 41% da população brasileira. 
 
O Bate Papo com Pedro Lobo acontece sempre às sextas-feiras, às 19h, na página do Facebook Pedro Lobo PT. 

Post a Comment