Por Redação Gazeta do Cariri

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, em Crato, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza de 17 a 31 de agosto a Mostra Cariri de Culturas, uma mostra audiovisual voltada para o reconhecimento e a valorização de um dos maiores patrimônios da região do Cariri, que é a tradição popular. 

O evento homenageia o talento e a obra do cineasta Rosemberg Cariry, seja por seu elaborado trabalho de pesquisa, seja pela narrativa emblemática de personagens ilustres e importantes para a nossa cultura regionalista e universal.

Nascido na cidade de Farias Brito, Rosemberg traz consigo a forte influência das tradições populares e religiosas vividas na sua infância e que lhe acompanham ao longo de sua trajetória através de numerosos estudos, pesquisas, publicações, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção a tradições nordestinas. Serão exibidos quatro longa metragens de sua filmografia: O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (17/08), Corisco e Dadá (24/08), Lua Cambará - Nas escadarias do Palácio (28/08) e Patativa do Assaré, Ave Poesia (31/08).

A mostra contará no dia 19 com a participação especial dos curtas “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado” do cineasta Joe Pimentel, dia 20 será exibido Mestre Aldenir, filme produzido para a série Nós no Batente pelo Porto Dragão. O filme será exibido no dia em que o Mestre completa 89 anos de vida e 66 anos de dedicação a cultura popular com o seu Reisado de Congo, e no dia 22 acontece a exibição do curta Meninos e Reis, uma produção do projeto Infâncias em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, seguido da exibição do vídeo do Reisado Mestre Dedé de Luna, do Coletivo Camaradas.

Também em parceria com o Coletivo Camaradas, a Vila da Música exibe no dia 26, três vídeos sobre importantes mestres da cultura popular e seus grupos de tradição: Mestra Zulene Galdino, Mestre Cirilo e Mestra Edite (Mulheres do Coco da Batateira). 

No dia 26, acontece “Isso não é uma live”, um encontro musical com o cantor e compositor Junu e a violinista Tâmara Fidélis, pesquisador das sonoridades e raízes musicais do Cariri, ele irá apresentar canções de sua autoria e de artistas que se tornaram referências ao longo de sua carreira.

A programação da Mostra Cariri de Culturas será realizada de forma virtual e estará disponibilizada nas plataformas digitais da Vila da Música: Canal do Youtube Vila da Música e Instagram @viladamusicace.

Serviço: Mostra Cariri de Culturas

De 17 a 31 de Agosto - 19hs

Onde: canal do YouTube Vila da Música e Instagram @viladamusica.

PROGRAMAÇÃO MOSTRA CARIRI DE CULTURAS

17/08

19h -Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, dir. Rosemberg Cariry 

19/08

19h

Retrato Pintado e Câmera Viajante, dir. Joe Pimentel

20/08

19h

Mestre Aldenir - Série Nós no Batente 

22/08

19h

Meninos e Reis, dir. Gabriela Romeu 

Reisado do Mestre Dedé de Luna, realização: Coletivo Camaradas

24/08

19h

Corisco e Dadá, dir. Rosemberg Cariry

26/08 

19h

Isso não é uma live com Junu e Tâmara Fidélis.

27/08 

19h

Mestres da Tradição: Mulheres do Coco da Batateira, Mestre Cirilo e Zulene Galdino - Realização: Coletivo Camaradas

28/08 

19h

Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio, dir. Rosemberg Cariry

31/08 

19h

Patativa do Assaré, Ave Poesia, dir. Rosemberg Cariry

Post a Comment