Recuperando-se da baixa movimentação dos últimos meses, agravada pela situação pandêmica de Covid-19, o Aeroporto de Juazeiro do Norte volta a estabelecer bons números em movimentação de passageiros após um longo período de queda exponencial nas operações aeroportuárias. Se nos sete primeiros meses de 2020 (período crítico da pandemia) a baixa foi de 47,9% em relação ao mesmo período de 2019, em 2021 a situação tende a voltar a normalidade. Apesar de ainda constar movimentação relativamente baixa se comparado ao período pré-pandemia, houve recuperação de 20,2% nos embarques e desembarques em relação ao período de janeiro a julho deste ano com o do ano anterior. Só no último mês de julho, o aumento foi de 150% no número de passageiros que julho de 2020, mês em que o país começou a retomar os voos comerciais.

Conforme dados disponibilizados pela Aena Brasil, administradora do terminal Orlando Bezerra de Menezes, para os sete primeiros meses de 2021, até agora transitaram 189.264 passageiros, bem como 265 toneladas em cargas, somando 3.066 operações. Em 2020, o acumulado foi de apenas 157.431 passageiros e 229 toneladas, para o mesmo período, com 2.667 operações nos sete primeiros meses do ano. Os números deste ano já se aproximam de todo o acumulado do ano passado, sendo que de janeiro a dezembro de 2020, houve movimentação total de 290.856 passageiros, 404 toneladas de cargas transportadas e 4.776 operações aeroportuárias.

Acumulado total de operações de janeiro a julho de 2021. Fonte: Aena Brasil

Acumulado total de operações de janeiro a julho de 2020. Fonte: Aena Brasil

O dado mais expressivo destaca para o mês de julho deste ano, período comum de alta temporada. Mesmo ainda com restrições nas viagens durante a pandemia, Juazeiro do Norte vivenciou um aumento de 150% em relação a quantidade de passageiros em julho de 2020. No ano passado, a queda no principal mês da alta temporada foi de 66% em relação a movimentação de viajantes em 2019. O quantitativo de cargas também aumentou em 2021, com crescimento de 144% em relação a quantidade de toneladas transportadas no ano anterior.

Acumulado total de operações em julho de 2021. Fonte: Aena Brasil

Acumulado total de operações em julho de 2020. Fonte: Aena Brasil

Voos

Com a crescente demanda por voos no terminal juazeirense, este conta com pelo menos quatro operações diárias para o estado de São Paulo, conectando Juazeiro do Norte aos aeroporto internacionais de Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista, e de Viracopos, em Campinas. As rotas são feitas pelas companhias Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas, com voos pela madrugada e durante o dia.

O Cariri, ainda este ano, deve contar com um quinto voo para São Paulo, pela Latam Airlines, que retorna a operar no Cariri em novembro, com voos diários para São Paulo (Guarulhos). A Gol, que mantinha ainda uma frequência para Fortaleza, foi a única empresa que reduziu temporariamente os voos, cessando a rota para a capital cearense até o mês de novembro. Procurada, a companhia ainda não informou o motivo da retirada provisória deste voo, afirmando apenas que está em constante mudança de malhas para adequar-se melhor as demandas atuais, e que retomará em breve seus voos internacionais.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment