Fortaleza receberá a instalação de um datacenter da Amazon Web Services. Foto: Divulgação/AWS

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, nesta quinta-feira (23 de setembro), por meio de redes sociais, que a empresa Amazon Web Services (AWS) vai instalar um centro de dados (ponto de presença) em Fortaleza. A gigante do varejo mundial já havia confirmado a instalação de um centro de distribuição na cidade de Itaitinga, na Grande Fortaleza.

De acordo com o governador, a meta da empresa com a parceria é expandir a sua atuação na América Latina, gerando empregos aos cearenses. Segundo Camilo, a AWS, até agora, só mantinha infraestrutura no Brasil nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

"O empreendimento, além de gerar empregos aos cearenses, vai possibilitar uma redução de até 18% na latência (tempo de reação) dos dados, aprimorando uma série de serviços aos clientes", escreveu o gestor estadual.

Conforme Paulo Cunha, diretor-geral para o Setor Público da empresa, a estrutura "vai permitir que nós possamos ter uma melhor qualidade e experiência aos clientes da AWS, levando com isto o benefício de ter a computação em nuvem cada vez mais próxima".

Paulo Cunha ainda elogiou as políticas públicas que levaram à transformação digital do estado do Ceará e caracterizou-o como "pioneiro" na área.

Centro de distribuição
No fim de agosto, a Amazon anunciou oficialmente a instalação de centro de distribuição no Ceará. A ideia é aumentar a capacidade logística da empresa no Brasil. Será o sexto empreendimento do tipo da Amazon no país; quatro deles ficam no estado de São Paulo.

Ainda não foi divulgada a data em que o centro de distribuição começa a operar, mas a empresa afirma que será "nos próximos meses".

"O intuito da nova operação é aumentar a capilaridade logística da empresa no Brasil, melhorando a experiência dos clientes, por meio da maior quantidade e proximidade dos produtos na região e reduzindo o tempo de entrega em nível nacional", afirmou a Amazon.

"Com a chegada do Centro de Distribuição do Ceará, poderemos atender com mais velocidade e eficiência os clientes da região Nordeste do país e cumprir o objetivo de manter o cliente sempre em primeiro lugar", diz a Amazon, em comunicado.

Vagas de empregos
O site Amazon Jobs, área da empresa que publica oportunidades de emprego, já anuncia oportunidades para a cidade de Itaitinga.

Há vagas para as seguintes áreas:

analista financeiro;
engenharia de suporte operação e TI;
profissionais de recursos humanos.

Fonte: G1 CE

Post a Comment