Brejo Santo registrava cerca de 195 jovens fora da escola em 2019. Estes jovens eram identificados como não-matriculados ou desistentes. No entanto, este número caiu cerca de 90% desde o início das atividades da equipe de Busca Ativa Escolar.

De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Educação de Brejo Santo, o município do Cariri vai na contramão do cenário cearense de exclusão e evasão escolar, que em 2020 chegou a somar 135 mil jovens sem acesso à educação. Para isso, a equipe de Busca Ativa Escolar de Brejo Santo precisou elaborar um plano de identificação dos alunos que não tinham e ainda não têm acesso à internet ou a equipamentos tecnológicos como computador e celular para receberem em suas residências o delivery de atividades impressas com devolutivas semanais ou quinzenais, à depender da série.

Além disso, a coordenadora operacional de Brejo Santo, Cristiane Martins, revelou que a necessidade de atendimento psicológico também foi identificada pela equipe durante visitas à adolescentes em situação de vulnerabilidade social que desenvolveram algum tipo de ansiedade durante a pandemia. Para lidar com este agravante, a Secretaria Municipal de Educação (SME) passou a levar profissionais capacitados para realizar o atendimento residencial adequado para estes jovens. 

Este leque de ações desenvolvidos por Brejo Santo foi fundamental para que o município passasse a registrar números tão baixos de exclusão ou evasão escolar. De acordo com a Pasta, atualmente, boa parte dos jovens que constam como não-matriculados ou desistentes, não foram localizados porque mudaram de município ou Estado. 

Fonte: Site Miséria

Post a Comment