Foto: Josimar Segundo

Na manhã desta quarta-feira (8), a Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte realizou uma audiência pública para debater a gerência do transporte público do município e a concessão de subsídio à empresa Viametro Cariri, por parte das gestões municipal e estadual. O repasse dos valores teriam duração de seis meses e seriam utilizados para evitar a paralisação de rotas e aumento na tarifa das linhas municipais.

A proposta ainda não foi votada pela Câmara Municipal, e isso tem acalorado a tensão política entre o legislativo e o executivo de Juazeiro do Norte. Na casa, a oposição, que é maioria, tem questionado a proposta enviada pela Prefeitura. Durante a audiência desta manhã, o vereador Capitão Vieira criticou a ausência do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e de membros representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE) no local.

A audiência desta quarta-feira (8) contou com a presença de alguns parlamentares, como Darlan Lobo, presidente da Casa, assim como também de outras lideranças políticas e comunitárias, como o ex-prefeito Dr. Santana e o comunicador Demontieux Fernandes.

Durante sua fala, o ex-prefeito Dr. Santana sugeriu uma nova licitação por quebra de contrato por parte da empresa Viametro, assim como propôs que o subsídio tivesse como contrapartida o passe livre geral para toda a população, citando o exemplo da cidade cearense de Caucaia, que já adotou tal medida.

O presidente da Casa, vereador Darlan Lobo afirmou que a atual gestão “não tem ação, não tem projeto, não tem nada”. Ele ressaltou, ainda, que não se estenderia em sua fala e pediu que fosse reproduzido um áudio de uma sessão da Câmara Municipal, datada de 2016, onde o então vereador Glêdson Bezerra defende uma intervenção do poder público no transporte coletivo municipal, diante do fato de se tratar de uma concessão pública.

Sobre a falta de aprofundamentos específicos da proposta enviada pela gestão municipal à Câmara, o procurador geral do município de Juazeiro do Norte, Walberton Carneiro, afirmou que o documento trata-se de uma “mensagem padrão”, um “arrazoado” do que a Prefeitura quer. Além disso, foi afirmado que um novo procedimento licitatório está em elaboração, mas que seria necessário, no mínimo, 90 dias para sua conclusão. Os seis meses de subsídio seria tempo suficiente.

O político e comunicador Demontieux Fernandes criticou a ausência de um Conselho Municipal de Transporte Público e Mobilidade Urbana em Juazeiro do Norte. De acordo com ele, isso possibilitaria uma maior participação popular nos debates sobre o tema.

Assista a íntegra da audiência:


Fonte: Site Miséria

Post a Comment