Promover o ensino da linguagem de programação e, assim, ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais dos estudantes cearenses. Este é o objetivo do Programe_CE, iniciativa do Governo do Ceará voltada às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) da rede pública estadual. A ação foi lançada nesta quinta-feira (2 de setembro), em solenidade realizada na EEMTI Romeu de Castro Menezes, em Caucaia, com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do cientista chefe da Educação, Jorge Lira. O evento foi transmitido pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância no YouTube.

O Programe_CE é um projeto da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Programa Cientista Chefe. Por meio da oferta das eletivas de programação, busca-se proporcionar novos conhecimentos e habilidades para que os estudantes tenham mais oportunidades de ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho.

Eliana Estrela ressalta a participação direta de alunos e professores na execução das atividades. “Pensamos em projetos e políticas com o objetivo de proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências novas. A escola é um lugar de construção de sonhos e conquistas. Procuramos formas de auxiliar os alunos a realizá-los e, por isso, investimos em ações como esta, que favorecem a aprendizagem e a relação com o mercado de trabalho”, aponta a secretária.

Abrangência
O projeto-piloto do Programe_CE terá início neste mês, em 25 EEMTIs distribuídas em todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), contemplando 2 mil estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Cada escola receberá 20 novos computadores para incrementar os Laboratórios de Informática onde serão realizadas as aulas.

As disciplinas eletivas serão divididas em três módulos até dezembro de 2022. No segundo semestre do próximo ano, serão ofertadas, durante cinco meses, bolsas para cada estudante matriculado nas eletivas, incentivando o intercâmbio em universidades e institutos.

Ao término da 3ª série do Ensino Médio, os alunos receberão uma certificação em Ciência de Dados e Linguagem de Programação e também serão convidados a demonstrar os conhecimentos adquiridos nas eletivas durante feiras realizadas com parceiros da área de tecnologia.

As aulas do primeiro ciclo do Programe_CE serão ministradas por bolsistas de Tecnologia da Informação selecionados por meio de edital da Funcap.

“Vamos fazer com que os nossos meninos aprendam a ser programadores e saiam da escola com uma profissão. Tenho certeza de que será um sucesso”, aposta a coordenadora da Crede 1, Geovanda Mourão.

Formação de professores
Além de fortalecer o aprendizado dos estudantes, o projeto também vai ofertar especialização em linguagem de programação para 100 professores da rede estadual.

O objetivo é que, ao término da pós-graduação, os docentes possam ministrar as disciplinas eletivas em suas escolas de origem, aumentando o acesso de mais estudantes ao conhecimento da Ciência de Dados e Linguagem de Programação.

Jorge Lira enaltece a aproximação entre a universidade e a educação básica. “Vivemos a concretização de um sonho. Os alunos que irão trilhar este caminho são os condutores do futuro. O pensamento computacional não é apenas uma opção, mas uma competência essencial. O mundo pós-pandemia irá exigir muito mais habilidades, e estamos nos antecipando, de forma estratégica, ao realizar este processo”, considera o cientista chefe da Educação.

Post a Comment