Considerado um dos principais polos de corridas de rua do Nordeste, o Ceará teve o calendário da modalidade afetado nos últimos dois anos em razão da pandemia de Covid-19, que gerou restrições de circulação e aglomeração. Após meses de atividades suspensas ou adiadas, organizadores de algumas das maiores competições locais planejam a retomada dos eventos no Estado para o próximo mês, mas ainda dependem da autorização das autoridades sanitárias.

De acordo com Ricardo Ramalho, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo), foi elaborado protocolo com um conjunto de ações para guiar o retorno das atividades da modalidade no Estado. O documento foi enviado para a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) em junho, mas, até o momento, não houve resposta da Pasta.

Organizador da Maratona Beach Run Brasil — prevista para acontecer no dia 13 de novembro, com percurso entre as praias do Cumbuco e Paracuru —, Ramalho ressalta que a expectativa pela liberação das atividades no Estado é positiva. “Nossa solicitação foi para realizar um evento com 300 participantes. Como já existe a liberação de eventos com até 400 pessoas ao ar livre, acreditamos que eles estão aguardando uma data mais próxima da para nos dar um retorno”.

As medidas de segurança do regulamento preveem que os atletas são obrigados a comprovar que tomaram pelo menos uma dose da vacina e apresentar teste negativo para Covid-19 para participar do evento.

Fonte: O Povo

Post a Comment