FOTO: Amos Mattos

A “saga” do transporte público municipal de Juazeiro do Norte pode estar mais perto de ser solucionada. Um indicativo final de envio do subsídio solicitado pela Via Metro Cariri para continuar operando foi anunciado pelo Governo do Ceará para os próximos dias, o que pode desafogar, pelo menos por enquanto, o entrave em relação a redução e ameaça de deixarem completamente de circular nas rotas urbanas da cidade. No entanto, um clamor antigo da população também pode estar próximo de acontecer, isso porque o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) analisa a implementação do famigerado “passe livre” para os habitantes do município.

Com uma rota paralisada e outras duas com redução de horários, a Via Metro recorria junto ao Executivo e Legislativo para conseguir o subsídio solicitado para continuar operando na cidade, com ameaça de deixar completamente de operar em Juazeiro caso este benefício não fosse concedido em caráter emergencial. Após a pauta repercutir na Câmara Municipal e alguns entraves barrarem a aprovação do subsídio advindo por parte do Estado, este deve ser liberado nos próximos dias para já ser repassado para a empresa.

“Podemos dizer que estamos na dependência apenas da liberação por parte do Governo do Estado. Confirmei inclusive que na próxima segunda ou terça-feira o governo já possa fazer essa adequação e, cumprindo isso, teremos um alento e um fôlego aos próximos seis meses. Durante esse tempo já queremos trabalhar e procurar uma alternativa competente”, disse o prefeito.

A alternativa, segundo ele, é a possibilidade do passe livre nas linhas de ônibus no município, realidade em algumas cidades do país e também no Ceará. O exemplo é o de Caucaia, que destinou orçamento para subsídio total do transporte coletivo da população, que não paga para utilizar o transporte público que circula dentro do território municipal. Apesar de analisar inviável nas condições atuais dos cofres públicos de Juazeiro do Norte custear totalmente o valor da passagem de ônibus, Glêdson afirma que vai analisar todas as possibilidades para que isso possa ocorrer a médio ou longo prazo.

“A medida [do subsídio] que adotamos literalmente foi imediata e emergencial, mas já para os próximos meses estamos pensado em algo que o município possa chegar num meio termo, chegar a uma licitação, abrir novas linhas e subsidiar permanentemente esse transporte coletivo. A busca então é essa, mas isto tem um custo. Nós só podemos dar um passo maior que a perna, então vamos calcular a maneira que possamos levar esse passe livre. Se não 100%, mas para um maior número de pessoas possíveis”, completa o chefe do Executivo juazeirense.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment