Uma cadela foi resgatada após cair em um poço de 30 metros de profundidade no Crato. O resgate aconteceu nesta terça-feira (26 de outubro) e o animal foi batizado de "Robertinha" para homenagear o bombeiro que comandou o salvamento, o subtenente Roberto.

VÍDEO:


O animal resgatado não possui nenhum tutor. Um morador da região informou aos bombeiros que percebeu a cadela no poço na segunda-feira (25), e chamou outras pessoas para tentar fazer o resgate por conta própria, mas perceberam que seria muito arriscado. Então, eles falaram com a vereadora Mariângela Bandeira, que acionou os bombeiros nesta terça. A cadela, inclusive, ficou sob os cuidados da parlamentar.

“No momento que ela foi retirada, eu perguntei o nome dela, achando que ela tinha dono, mas ela não tinha. Aí a vereadora respondeu ‘não, o senhor quer dar algum nome à ela?’, mas eu disse que não. Aí ela foi e colocou o nome em homenagem a mim. Além da sensação de dever cumprido, eu fiquei muito feliz. É uma forma de gratidão”, agradeceu o subtenente Roberto.

O agente de salvamento informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), para realizar o resgate do animal. A cadela estava em uma área de mata e decidiu perseguir outro animal, vindo a cair no poço.

Apesar da altura, a cadela foi resgatada sem ferimentos aparentes. No fundo do poço, há pedaços de ferros pontiagudos, mas a cadela escapou tanto da queda como dos ferros, e caiu em uma vegetação parecida com palha, conforme os bombeiros.

O subtenente informou ainda que o local da ocorrência é de difícil acesso, e não há como chegar utilizando veículos. Os bombeiros, então, precisaram caminhar a pé até chegar no local. A população ajudou a carregar os equipamentos necessários utilizados no resgate.

Os bombeiros explicaram que um equipamento de respiração autônoma (EPRA) foi usado, pois em poços profundos há o risco da presença de gases. Além do aparelho, um sistema de vantagem mecânica e equipamentos de proteção individual foram utilizados.

Fonte: G1 CE

Post a Comment