A Casa de Farinha Mestre José Gomes, localizada no sítio Baixio do Muquém, zona rural de Crato, realiza a “Mostra de Produtos da Cadeia Produtiva da Mandiocultura 2021”, entre os dias 22 e 24 de outubro, das 07h às 19h. O espaço cultural é representado pelo agricultor Francisco de Assis Nicolau e o evento contará com programação híbrida, respeitando as orientações de prevenção contra a Covid-19.

A iniciativa é resultado de acordo firmado em projeto apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura do Crato, por meio de recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, lei responsável por fornecer apoio financeiro ao setor cultural durante a pandemia.

Para Professora Lúcia Nunes, filha do proprietário e doador da Casa de Farinha Mestre José Gomes, “a nossa Casa de Farinha é uma das sobreviventes que ainda está de pé entre as mais de 20 que existiam na comunidade e, meu pai teve bom senso em cuidar deste patrimônio cultural, hoje preservado pela comunidade que junto com a Associação dos Agricultores Familiares Sagrada Família, tem desempenhado uma importante atuação”.

A presidente da associação, Bernadete Moreira, recorda que “durante muitos anos raspou mandioca em mais de quatro casas de farinha na localidade, e que essa tradição reunia muitas mulheres nas madrugadas para raspar mandioca, tomando aquele cafezinho com bolo de puba regado a muita cantoria ao som do violão do músico Luiz Benigno”. Bernadete ainda destaca que  “hoje é motivo de muita alegria fazer parte da equipe de preservação da mandiocultura”.

De acordo com Francisco de Assis Nicolau, “em tempos normais o nosso ponto de cultura tem sido parada obrigatória dos acadêmicos (estudantes) de diversas instituições de ensino superior, técnico e ensino fundamental para realização de seus estudos como também para visitar e conhecer a nossa tradição cultural”.

Confira a programação:

Sexta-feira (22):

14h às 18h – Colheita e transporte da mandioca

18h às 21h – Raspagem da mandioca e roda de conversa

Sábado (23): 

4h às 12h – Triturar, lavar, prensar e peneirar

14h às 21h – Mostra do Processo da Torragem e Fabricação do Beiju e Mostra de Arte e Cultura da Comunidade

Domingo (24): 

07 às 12h – Término do evento com a Fabricação de beiju

As atividades também podem ser acompanhadas por meio das redes sociais do espaço, acesse o Facebook da Casa de Farinha Mestre José Gomes clicando aqui.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment