A Comunidade do Gesso, no município do Crato, está investindo na arte urbana da localidade. O projeto é proporcionado pelo Coletivo Camaradas, que nos últimos meses investiu na compra de materiais e pagamentos de cachês para que artistas, de diversos lugares, pudessem desenvolver seus trabalhos, deixando suas marcas em muros e postes do bairro. Além disso, o Coletivo Camaradas está desenvolvendo uma intervenção urbanística com mão de obra da própria comunidade. A ação tem o objetivo de modificar a paisagem urbana do lugar através da construção de corrimão, escadarias, canteiros, calçadas, terreiro cultural e oratório. 

A artista, estudante de Designer Gráfico, integrante do Wá Coletivo e coordenadora do Núcleo de Arte Urbana do Coletivo Camaradas, Jéssyca Sereia, destaca que a prática de trazer cada vez mais intervenções para a comunidade quebra os paradigmas de acesso, do fazer e da contemplação dos moradores com as diversas linguagens artísticas e torna-a um patrimônio público. Ela acredita que essas ações possibilitam que os moradores se aproximem da arte de uma forma mais significativa dando vazão para os sentimentos sociais, políticos e afetivos. 

Sereia enfatiza que a intenção do Núcleo é atrair mais artistas para a comunidade, tanto para intervenções, como para ações formativas com a comunidade.

Através da Lei Aldir Blanc, o Coletivo Camaradas, que atua na Comunidade do Gesso desde 2007, vem desenvolvendo uma série de ações que envolvem o Território Criativo do Gesso, composto por quatro bairros do Crato: São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia e Centro. A organização foi contemplada no edital de Prêmio de Fomento de Arte e Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Post a Comment