Por Redação Gazeta do Cariri

Crato é a sua terra, mas a pintura é o seu mundo. Pintor, cenógrafo, ator, produtor, fotógrafo e professor, o caririense Wanderson Petrova usa pincel, imaginação e talento para dar cores e vida aos centros socioeducativos do estado do Ceará. Desde 2017, Petrova, que é formado em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (Urca), faz parte da equipe da assessoria de arte e cultura da Superintendência do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará (Seas).

Durante a inauguração do Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no dia 15 de outubro, o artista deixou a sua marca registrada em ilustrações perfeitas nas paredes da unidade. As obras foram apresentadas à vice-governadora Izolda Cela que elogiou a arte de Petrova. “É um orgulho para todos nós. Um artista nato”. Izolda, ainda na solenidade de inauguração, foi presenteada com um quadro pintado por Petrova.


O artista faz questão de mensurar a influência dos seus trabalhos na potencialidade da força feminina. Sua maior inspiração vem da mulher que providenciou os primeiros materiais artísticos para que Petrova pudesse ter experiência com as formas, as texturas e as cores: a mãe dele, dona Ivanilda. Isso certamente fez com que não fosse perdida a capacidade de criar e, no lugar, o desejo real de mudar as coisas. Wanderson faz questão de lembrar: “o trabalho com mulheres incríveis me coloca sempre numa condição de questionamentos de arte e atuações. E isso é inspirador”.


Experiência internacional
Suas experiências fora do país contribuíram de forma expansiva para a construção requintada e apurada na sua obra. No ano de 2018, Wanderson participou, junto à ONG Rising Malawi, da criação de painéis dentro do hospital pediátrico com a curadoria da cantora pop, Madonna. “Eu não acreditei quando recebi o convite”, relembra Petrova. “Eu cobri o rosto com as mãos e chorei bastante de emoção, pois estava realizando um sonho de criança. Acredito no meu trabalho. Acho que a base para alcançar as pessoas é acreditar no que você faz. Mas eu não imaginei que poderia romper uma barreira ainda maior”, conta.

E nesse contexto de celebridades, Madonna foi só o pontapé inicial. Outros artistas se encantaram com o trabalho de Petrova. A baiana Ivete Sangalo já soma mais de 10 obras do artista cratense, sendo que algumas foram presentes dele. Outros fãs também encomendaram obras para presenteá-la. E uma delas influenciou o figurino da cantora. Elba Ramalho, Jorge Vercilo e a vencedora do Big Brother Brasil 21, a paraibana Juliette Freire, também estão entre as personalidades que já reconheceram a arte de Wanderson.


Oficina para adolescentes
Suas produções e vivências dentro do Sistema Socioeducativo e também em equipamentos públicos do município, ramificaram ainda mais a sua flexibilidade e potencialidade artística. Wanderson Petrova atuou neste período em instalações artísticas, ilustração de livros, exposições, muralismo, performances e intervenções urbanas com uma expressa força social e coletiva, seja com os adolescentes do Sistema Socioeducativo, ou com o público de idosas e mulheres assistidas pelo artista.

Os painéis construídos na unidade Padre Cícero foram idealizados na oficina de Artes do Centro José Bezerra de Menezes com os adolescentes que participam da oficina com Wanderson. A partir dessa ação, surgiu o desejo de retratar as manifestações culturais locais presentes, tanto na tela quanto nos blocos pedagógicos do Centro Socioeducativo Padre Cícero. “Temos a grata satisfação de contar com esse multiartista nas nossas unidades socioeducativas. É uma magia”, define Andressa Nunes, diretora do Centro Socioeducativo Padre Cícero.


Divididos entre eixos artísticos pintados sob a ambiência temática, cada bloco possui uma atmosfera e muita sintonia com respaldo de pesquisa. No bloco pedagógico, há a representação poética artística de Paulo Freire em cores e formas que assumem um espaço de memória sob seus ensinamentos, amplamente pertinentes ao espaço de atuação na unidade. Logo após, temos o espaço onde ocorre qualificação profissional, sendo também mais um ambiente de muita troca, com a xilogravura presente nesta região, mantendo total relação estética como tudo que é discutido, produzido, ensinado em seu interior.

Post a Comment