Nesta quarta-feira (20 de outubro), profissionais da Saúde, da Unidade Parque Grangeiro II, e a Coordenação do Núcleo de Direitos Humanos da Secretaria do Desenvolvimento Social, reuniram-se com usuários do SUS daquela localidade, para iniciar a implantação da linha de cuidados à saúde da população LGBTQIA+. A reunião aconteceu na capela da Vila Gregório.

A iniciativa é resultado da Formação para a Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+, para os profissionais de Saúde do Crato. A ação tem como objetivo promover o cuidado integral, tanto do corpo, quanto da mente, e o acesso aos serviços públicos de saúde, que vão desde acolher, reconhecer, respeitar o nome social, por exemplo, até a diversidade desse público.

“Historicamente, essa população sofre com a falta de políticas públicas para Saúde Integral. Além do preconceito enraizado nas instituições do Estado, a comunidade está sujeita à violência de gênero e à falta de políticas públicas que garantam sua cidadania plena. Agora, damos início à construção de uma linha de cuidados, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Crato, para garantirmos os direitos da população LGBT de Crato”, comenta Gilney Matos.

Para a enfermeira Erika Formiga, o encontro é um passo importante de garantia de direitos e de inclusão. “O nosso dever é tirar a invisibilidade deste público, dentro da saúde, buscando sempre a humanização do atendimento”.

Post a Comment