Foto: Nah Jereissati

Por Monike Feitosa

Estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas para o câncer de pele, e o primeiro em letalidade.

O tratamento oncológico é muito invasivo, e pode ocasionar outros problemas de saúde para o paciente, por isso que alguns cuidados são necessários para o seu bem-estar. A médica Renata Férrer, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá algumas dicas para ajudar você que está fazendo tratamento de câncer de mama.


A primeira dica é um uso de um bom hidratante hipoalergênico para que ele possa manter a barreira cutânea saudável, porque nesse período existe uma propensão a ressecamento, sensibilidade da pele e coceira.

Evitar sol e usar filtro solar, já que existe uma predisposição maior à pigmentação da pele.

E o cuidado com as unhas, evitando traumas e evitando também a retirada da cutícula, porque o tratamento favorece alterações ungueais, que podem favorecer infecções por fungos.

“Esses cuidados são simples, mas muito importantes, e eu não poderia deixar de lembrar os cuidados com a pele, fundamentais para todas as mulheres em toda a vida. O uso do filtro solar, além de que faça um acompanhamento pelo menos uma vez por ano com um médico dermatologista”, explica a Dermatologista, Renata Férrer.

Post a Comment