Por Redação Gazeta do Cariri

Às vezes nem todas as mulheres com câncer têm, mas pode acontecer uma ou outra alteração na pele, unhas e cabelo durante o tratamento do câncer de mama.

Estamos no mês do Outubro Rosa, mês de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas para o câncer de pele, e o primeiro em letalidade.

O tratamento oncológico é muito invasivo, e pode ocasionar outros problemas de saúde para a paciente, por isso que alguns cuidados são necessários para o seu bem-estar. A médica Renata Férrer, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá algumas dicas para ajudar você que está fazendo tratamento de câncer de mama.

A primeira dica é um uso de um bom hidratante hipoalergênico para que ele possa manter a barreira cutânea saudável, porque nesse período existe uma propensão a ressecamento, sensibilidade da pele e coceira.

Evitar sol e usar filtro solar, já que existe uma predisposição maior à pigmentação da pele. E o cuidado com as unhas, evitando traumas e evitando também a retirada da cutícula, porque o tratamento favorece alterações ungueais, que podem favorecer infecções por fungos.

“Esses cuidados são simples, mas muito importantes, e eu não poderia deixar de lembrar os cuidados com a pele, fundamentais para todas as mulheres em toda a vida. O uso do filtro solar, além de que faça um acompanhamento pelo menos uma vez por ano com um médico dermatologista”, explica a Dra. Renata Férrer.

Renata Férrer, realiza a partir das 08h30 deste sábado (30 de outubro), ação beneficente com as pacientes oncológicas do Grupo Rosas Cariri, no Centro de Especialidades Roberto Jamacaru, em Crato. O encontro terá atendimento gratuito e simboliza o fim da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

Mais informações no Instragram da Rosas Cariri

Post a Comment