O Posto Avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), na cidade de Nova Olinda, na região do Cariri, realizou uma capacitação, sobre a cultura do Milho, destinada aos Agentes Rurais e estagiários do Curso de Agronegócio da EP Wellington Belém de Figueiredo do citado município.

O Engenheiro Agrônomo Hernane Rocha, assessor da Ematerce, na cidade do Crato, foi o responsável pela capacitação sobre a cultura do Milho, com orientações técnicas, as quais devem ser repassadas pelos técnicos aos agricultores familiares, a exemplo da escolha das sementes, o preparo do solo, plantio, espaçamento, cálculo de população de plantas e cálculo de vazão do pulverizador, controle de plantas daninhas combate às pragas e doenças, adubação e como evitar o desperdício durante a semeadura e a colheita. Houve, também, uma demonstração de método, a respeito do uso do BT (Bacillus Thuringiensis). De acordo com Hernane, todas as orientações, repassadas na capacitação, servem de base, para que os técnicos utilizem-nas, quando da visita aos agricultores familiares.

Ressalte-se, ainda, ter sido enfatizado que a Ematerce trabalha com sementes de qualidade do milho híbrido, milho variedade e sorgo, distribuídas pelo Programa “Hora de Plantar”, exercício de 2021. Afirmou Hernane que o escritório local de Santana do Cariri, que atende Nova Olinda e Altaneira, recebeu e distribuiu o seguinte quantitativo: Santana do Cariri, 25 mil kg de milho e 400 kg de sorgo; Nova Olinda, 16 mil kg de milho híbrido e 400 de sorgo; e Altaneira 10 mil kg de milho híbrido, 350 kg de milho variedade das cultivares de híbridos-BRS 2020 e 2022 variedade-BRS Gorutuba e sorgo BRS Ponta Negra, beneficiando 2.973 agricultores da jurisdição. Foram distribuídas 240 doses do Bt, para 40 produtores rurais, com a realização de demonstrações práticas, objetivando combater a lagarta do cartucho.

Post a Comment