Embrapa e Abrafrutas lançam nova variedade de uva. Foto: Reprodução / TV Grande Rio

A Embrapa e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) lançaram nesta quinta-feira (21 de outubro), em Petrolina, no Vale do São Francisco, no Pernambuco, uma nova variedade de uva brasileira. A BRS Melodia, como foi batizada, tem como características principais a cor rosada, a ausência de sementes, a alta produtividade, e o sabor de frutas vermelhas.

“O sabor é inigualável. Quando você termina de saborear e a uva explode na sua boa, dá aquela sensação de frutas vermelhas. É um sabor único. Não conheço nenhuma variedade no Brasil que tenha esse tipo de sabor. E encanta. A sensação que dá é que você não quer parar de comer”, avalia o consultor técnico da Abrafrutas, Jorge de Souza.

A BR Melodia foi desenvolvida por um programa de melhoramento genético coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, com participação da Embrapa semiárido. As pesquisas começaram ainda nos anos 90. No Vale do São Francisco, a nova variedade estava sendo testada em dez áreas produtivas da região.


“Foi feito um cruzamento entre uma uva que tem esse sabor marcante de frutas vermelhas, que vem das uvas lá da Costa Leste dos Estados Unidos, um sabor muito marcante de suco de uva, que remete a framboesa. Esse material que foi desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho ele foi cruzado com uma outra cultivar, também desenvolvida pelo programa, que se chama BRS linda”, explica Patrícia Ritschel, doutora em melhoramento de plantas e pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho.

“A BRS linda quase não tem sabor. Então, quando foi feito esse cruzamento entre as duas variedades, permitiu que a expressão do sabor desse material muito saboroso se expressasse todo nessa nova cultivar, a BRS Melodia”, destaca a doutora.

Outra característica da BRS Melodia é a alta produtividade. Segundo a Embrapa, essa variedade de uva pode dar até duas safras por ano, com capacidade para colher até 25 toneladas por hectare, em casa uma das safras. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, explica que a BRS Melodia é uma aposta de diversificação de mercado que pode trazer bons resultados.

“A ideia da Melodia, na inserção no mercado, é que o brasileiro ele gosta muito de uvas vermelhas e rosadas. Então, foi quando nós observamos o desenvolvimento do cacho dessa maneira, com essa coloração, nós vimos que ela teria, além do sabor, obviamente, que é sabor de frutas vermelhas, a própria aparência dela, com coloração rosada, foi algo que me chamou muita atenção. Então, a gente investiu para dar mais essa opção para o mercado nacional e internacional”.

Para o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, a nova variedade de uva traz ótimas expectativas. “O papel da Abrafrutas agora é levar a Melodia ao Brasil e ao mundo. E Nós vamos ter a maior feira de fruticultura do mundo, que será na Alemanha, e nós levaremos a Melodia para que o mundo comece a provar, gostar e comprar”, afirma.

Fonte: G1 Grande Rio

Post a Comment