Seu Antônio, dona Raimunda e os seis filhos. Foto: Arquivo pessoal

01/10/2021

O último fim de semana foi de festa no sítio Bom Jesus, no distrito de Santa Filomena, município de Ouricuri, no Sertão do Araripe, em Pernambuco. É que um antigo morador voltou para casa, 39 anos depois de ter saído para trabalhar em outro estado. Antônio Barros, de 75 anos, foi encontrado pela família em Campo Grande.

"Vovó, o vovô chegou". E foi assim o anúncio para que dona Raimunda Maria saísse de dentro de casa para encontrar o marido que chegava ao sítio com outros familiares. Depois disso, fogos, abraços e mais abraços.

Teve colos também. Seu Antônio até tentou pegar o filho mais novo no colo, mas foi o caçula quem carregou o pai.

E durante a festa, dona Raimunda, que esperou por seu Antônio essas quase quatro décadas, aceitou o marido novamente em casa. Emocionado, o idoso resume o que agora está vivendo com a família.

"Estou muito feliz graças a Deus com a volta para a minha terra, para minha casa, para minha família. Estou muito maravilhado com a chegada aqui. Encontrar todos os meus filhos, meus netos. Família grande, que eu não esperava. Eu saí e deixei os seis [filhos] pequenos. Agora, só de netos e bisnetos tem 24. O coração está cheio. Contente. Todo dia tem visita. Estou feliz da vida".

'Desaparecido'
Seu Antônio saiu de Pernambuco em 22 de julho de 1982 com a intenção de trabalhar fora e voltar em seguida. Em setembro de 2021, a família descobriu o endereço de seu Antônio, em Campo Grande, e as irmãs Maria Adnair e Maria Aparecida Alencar, compraram passagem aérea e desembarcaram na capital no dia 14 de setembro. 'Bateram' na casa onde ele morava com a nova mulher, falecida há cerca de um mês, e enteados, e lá ficaram até domingo (19), quando voltaram com o pai para Pernambuco.

Foi o idoso quem quis voltar para a terra natal. Eles passaram uma semana em Petrolina para resolver questões burocráticas, onde seu Antônio teve a primeira festa do reencontro, e no fim de semana voltou para o sítio.

"Ela [Raimunda] me aceitou de coração. E eu também. Agora, daqui, só Deus nos separa", fala.

Post a Comment