FOTO: George Braga

Por Redação Gazeta do Cariri

O Governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), inaugurou nesta sexta-feira (15 de outubro), o Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Com foco na ressocialização de adolescentes na Região do Cariri, essa é a terceira unidade, com espaço de cerca de 6 mil m², destinada a jovens do sexo masculino em cumprimento de medidas socioeducativas no Cariri. Ao todo, serão 90 vagas disponíveis no Centro.

O Centro Socioeducativo Padre Cícero apresenta na área interna de muralha, sete blocos de alojamentos independentes, quatro blocos de apoio para adolescentes, com refeitório, oficinas e salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol e um anfiteatro. Na área externa da muralha, encontram-se o bloco administrativo, o bloco de corpo da guarda e o bloco de oficinas/empresas.

FOTO: Guto Vital

Participaram do evento, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, o titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan Peixoto, o prefeito de Juazeiro de Norte, Gledson Bezerra, a secretária de educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana, e demais autoridades.

A vice-governadora, Izolda Cela, parabenizou a todos os professores pelo seu dia e disse que serão eles os responsáveis pelo encaminhamento dos jovens à ressocialização. “Ali, dentro da unidade, será transformada numa verdadeira escola, para que o adolescente aprenda os bons costumes e volte ao convívio da sociedade. Eu vou continuar acreditando em dias melhores para todos”, pontuou Izolda Cela, bastante emocionada.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, enfatizou que o Centro Socioeducativo Padre Cícero será uma referência para todo o Brasil em estrutura, escolarização formal e profissional. “O jovem terá a grande oportunidade de convívio com as artes, esportes e cultura. Parabéns a todos os socioeducadores que constroem com a Seas essas oportunidades”, colocou.

Atendimento pedagógico
Existem, na parte interior do Centro Socioeducacional, dois blocos de atendimento pedagógico, um de oficinas, um refeitório, um anfiteatro, uma quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol.

Os dois blocos de atendimento pedagógico possuem cinco salas de aula, duas salas de informática, uma biblioteca, uma secretaria, uma coordenação, banheiros e depósito. O bloco de oficinas possui cinco salas de oficinas, banheiros e depósito. A quadra poliesportiva coberta, o anfiteatro e o campo de futebol estão localizados em uma mesma zona do terreno. São equipamentos destinados ao lazer dos adolescentes.

Área externa
A primeira zona, administração/área técnica/visitas, onde os adolescentes são recebidos assim que chegam à unidade de internação. É também o local onde ocorrem as visitas semanais de seus familiares. Além disso, esta zona compreende as salas técnicas dos profissionais de assistência social, pedagogia e advocacia, bem como a área administrativa da unidade, compreendendo secretaria, sala de monitoramento e diretoria.

A segunda zona, a área médica, compreende: consultório médico, odontológico e psicológico, posto de enfermagem, além de outras áreas para atendimento dos adolescentes.

A terceira zona é a de serviços/cozinha. Nela, estão os vestiários e o refeitório dos funcionários, além de lavanderia, almoxarifado, despensas e cozinha.

Corpo da Guarda
Outro bloco localizado no exterior da muralha é o Corpo da Guarda, que é composto pelo alojamento dos policiais e dos oficiais, por um vestiário, pelo arsenal e pelo comando da guarda, além da subestação. Esse bloco possui, em seu pavimento superior, uma passarela com acesso à muralha para monitoramento da Unidade.

No bloco de oficinas/empresas existem duas áreas de oficinas, com banheiros, escritório e depósito, onde os adolescentes podem prestar serviços para possíveis empresas que tenham interesse em sediar essas duas oficinas na Unidade.

No interior da muralha, estão localizados seis blocos idênticos que correspondem aos alojamentos dos adolescentes. Cada um desses blocos de alojamento é composto por seis dormitórios com três camas, cada um, por um pátio interno descoberto, pela sala do monitor com um banheiro, por uma sala de atendimento técnico e um depósito. Existem três desses seis blocos que são acessíveis, possuindo cinco dormitórios com três camas e um dormitório acessível com uma cama.

Ainda no setor interno do equipamento, há um bloco destinado a adolescentes que necessitam de uma convivência protetora. Esse é isolado dos demais blocos por um muro de alvenaria. Existe ainda um bloco de recolhimento, o qual se destina a alojar adolescentes que momentaneamente não estão em condições de convívio social dentro da unidade. Este possui dois dormitórios com três camas, cada, e duas salas de oficinas destinadas ao bloco de convivência protetora.

Post a Comment