No Ceará, a realização das cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) ganha reforço com o Programa Plantão Cirurgias 24h, lançado pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, nesta quarta-feira (20), no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), em Fortaleza. Também estiveram presentes a vice-governadora Izolda Cela, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu, e demais autoridades.

Com investimento de R$ 100 milhões do Governo do Ceará, o Plantão de Cirurgias 24h vai agilizar o atendimento da demanda represada pela pandemia da Covid-19, realizando 30 mil procedimentos cirúrgicos.

Para Camilo Santana, o programa simboliza uma força-tarefa que objetiva diminuir a fila de espera dos pacientes neste momento de maior controle dos indicadores da pandemia. “Mais de 80% da população cearense usa o Sistema Público de Saúde. Essa pandemia mostrou a importância e a força do SUS e dos nossos profissionais de saúde. Este é um momento, para mim e para Izolda, de muita alegria. Estou até emocionado, porque imaginar uma pessoa aguardar uma cirurgia, passar um ano e não conseguir, é algo que dói muito. Eu não vou medir esforços. Todos os recursos que forem necessários para minimizar o sofrimento dos cearenses estarão disponíveis”, declarou.

Ao parabenizar os profissionais de saúde, Izolda Cela destacou a importância da iniciativa que beneficiará cearenses das cinco Regiões de Saúde. “Essa medida é para correr atrás de uma situação que afeta as pessoas e suas famílias. Procurar, com um ritmo vigoroso, resolver o problema de quem espera por uma cirurgia”.

“A sensibilidade e o compromisso do governador com a Saúde do Ceará foram demonstrados durante a pandemia e, agora, saindo desse cenário da Covid-19, nós precisamos dar essa assistência a mais ao cidadão cearense nessas cirurgias a que não pode ter acesso em virtude da questão pandemia”, reforçou o titular da Sesa, Marcos Gadelha.

Plantão Cirurgias 24h
O Plantão Cirurgias 24h funcionará em duas frentes coordenadas, uma com a realização de 20 mil cirurgias nos hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a outra com contratação de entidades privadas ou filantrópicas para 10 mil procedimentos.

As empresas interessadas em integrar o programa serão credenciados na prestação de atendimento cirúrgico de média e alta complexidade, em nove especialidades: Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia Geral, Pediatria, Oftalmologia, Neurologia e Vascular. Todos os procedimentos deverão ter autorização do serviço pela Central de Regulação da Região de Saúde.

O pacote de procedimentos inclui a consulta de avaliação pré-operatória com exames de imagem e complementares, diária hospitalar (clínica e/ou Unidade de Terapia Intensiva) e acompanhamento pós-cirúrgico.

Transparência
Uma ferramenta do Programa é o painel de acompanhamento das cirurgias (Sistema Integrado de Cirurgia Eletiva), que oferece ao cidadão, de forma transparente pelas plataformas Saúde Digital e Ceará App, o livre acesso ao andamento da sua posição na fila de espera, assim como os agendamentos de consultas pré-cirúrgicas e a marcação dos procedimentos.

Post a Comment