28/10/2021

O Hospital Santo Antônio (HSA), no município de Barbalha, possui setor de acidente vascular cerebral (AVC) pronto para atender o Sistema Único de Saúde (SUS), mas falta verba de credenciamento do Ministério da Saúde para agilizar o atendimento. A área para receber os pacientes com AVC já está equipada e dispõe de profissionais de todas as áreas.

O médico Dr José Correia Júnior destaca que atualmente o HMSA recebe de dois a três casos de AVC por semana, mesmo tendo o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. “Poderíamos agilizar o atendimento da macrorregião se o Ministério da Saúde mandasse verba mensal para custear o atendimento SUS. Nossa unidade AVC está pronta, equipada, temos profissionais de todas as áreas já disponíveis, mas falta dinheiro e credenciamento”, explica o neurocirurgião/neurorradiologista.

O credenciamento junto ao SUS é importante pois pode aumentar o número de pacientes por semana e com isso aliviar outras instituições da região que atendem no limite da capacidade, inclusive, facilitaria para pacientes que precisam se deslocar de longe para receber atendimento.

Post a Comment