FOTO: Nívia Uchôa

Com objetivo de promover um Outubro Rosa para “todes” e fortalecer a política de atenção à população LGBTQIA+, a Policlínica Regional do Crato, juntamente com a Prefeitura do Crato e a Associação Caririense pela Diversidade e Inclusão (Acedi) realizam, nesta quarta-feira (27 de outubro), um dia de atendimento exclusivo para a população LGBTQIA+.

Na noite desta quarta-feira, serão ofertadas mamografias para mulheres trans que usam hormônios há pelo menos 5 anos, homens trans que têm mamas e mulheres lésbicas, todes acima de 40 anos. Além de Crato, também será atendida a população de Altaneira, Assaré, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda e Tarrafas. A ação tem o intuito de incluir todos os indivíduos nas ações de saúde pública, promovendo os princípios do SUS, de equidade e integralidade.

O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAP+ no mundo. Mata mais que todos os países do mundo juntos. No Cariri, desde o início deste ano, foram sete assassinatos de pessoas LGBTQIAP+. “Diante dessa realidade é urgente e necessário organização na luta pelos direitos de todes e implantação de políticas públicas para esta população nas diversas áreas. O Crato está implantando a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais para garantir universalidade, equidade e integralidade do SUS a toda essa população”, comenta a médica Alyne Alencar.

Post a Comment