O desabamento de um prédio deixou uma pessoa morta e três feridas, na manhã deste domingo (24) no bairro Olinda, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Equipe do Corpo de Bombeiros do quartel de Nilópolis está no local. Gustavo Amorim, de 26 anos, é a vítima fatal do acidente. Outras três pessoas ficaram feridas e já foram resgatadas.

As vítimas retiradas dos escombros com vida são: Nilceia Souza, de 62 anos; Jorge Brandão, de 54 anos; e Geovana Amorim, de 19 anos, irmã de Gustavo. Todas foram encaminhadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Elas receberam classificação verde, menor nível de gravidade de acordo com avaliação inicial dos Bombeiros.

Apenas quatro dos cinco moradores estavam em casa nesta manhã. As buscas por vítimas foram encerradas por volta das 11h30.

De acordo com Janaína de Santana, de 49 anos, vizinha que mora num prédio ao lado, duas famílias residem no local. Há cerca de três dias, perceberam que o ferro de uma coluna do edifício estava cedendo. Nesta manhã, eles foram surpreendidos pelo acidente, com um barulho muito alto e uma nuvem de poeira.

O prédio tinha portão automático na garagem. Vizinhos próximos, como Janaína, guardavam os carros no espaço. Seis veículos estão embaixo dos escombros, além do que foi atingido na calçada, onde estava estacionado.

A edificação tinha três andares e ficava na Estrada Nilo Peçanha esquina com a Rua Coronel José Muniz, no bairro Olinda. O prédio tinha uma apartamento por andar, e o segundo estava vazio. No primeiro moravam os irmãos Giovana e Gustavo com a mãe, que não estava em casa. E no terceiro andar, vivia o casal Jorge e Nilceia.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para o atendimento às 6h45. Equipes da Light e da Defesa Civil também estão no local.

Ao fim das buscas dos sobreviventes, por volta das 11h30, o secretário municipal de Defesa Civil, Douglas Alexandre da Silva, disse que as causas do acidente ainda serão apuradas:

— Ainda não se sabe a causa do desabamento. A Polícia Civil acabou de liberar a área agora para a equipe dos serviços públicos da prefeitura começar a mexer nos escombros. O que nós já vimos é que não houve impacto na estrutura da vizinhança. Até o fim do dia vamos tentar entender o que ocasionou o desabamento.

Vítima volta ao local

Após sofrer apenas arranhões com o desabamento do prédio onde morava com a mulher, Jorge Brandão, de 54 anos, voltou ao local do acidente ainda nesta manhã. Ele é uma das três vítimas sobreviventes da queda do edifício.

Jorge morava no terceiro andar com Nilceia Souza, de 62 anos, proprietária do imóvel e que também estava no local na hora do desabamento e sobreviveu. Ele foi o primeiro a ser retirado dos escombros, ainda por vizinhos. O casal estava no último andar, já o segundo estava vazio e no primeiro estavam dois irmãos, Giovana Amorim, de 19 anos, resgatada com vida, e Gustavo, que morreu. A mãe deles não estava em casa no momento.

— Eu sobrevivi, e lamentavelmente tive uma perda muito importante, que foi desse rapaz. Meus dois carros ficaram lá, mas a maior perda que a gente tem é de uma vida de alguém que a gente gosta. Num piscar de olhos, perdemos tudo. Em relação a bem material, pra mim não perdi nada. Éramos amigos, conversávamos. Essa perda é muito lamentável. Eu e minha companheira tivemos um livramento — disse Jorge, ao voltar para tentar resgatar os documentos.

Fonte: Extra Online

Post a Comment