Em live nas redes sociais nesta quarta-feira (13 de outubro), o governador Camilo Santana lançou oficialmente o programa CNH Popular de 2021. A iniciativa, que oferta carteiras nacionais de habilitação gratuitas, disponibiliza 25 mil vagas para todo o Estado. Os documentos serão entregues até 2022.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). Do total ofertado, 20 mil serão destinados aos municípios do interior do Ceará e 5 mil para a Capital.

CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA
Beneficiários do programa Bolsa Família.
Pessoas com deficiência.
Egressos do Sistema Penitenciário. 

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS:
Número de habitantes.
A cidade possuir autarquia de trânsito ou ter processo/pedido aberto de municipalização do trânsito local.
Número de veículos registrados x de pessoas habilitadas. 

COMO SE CADASTRAR
Após entrar no site do Detran-CE, é preciso clicar na opção "habilitação" e depois em "CNH popular". Em seguida, escolhe o formato de acesso (primeira habilitação); informa o CPF e confirma. Um formulário aparece em seguida onde devem ser preenchidos os dados do candidato. 

A seguir, é preciso anexar os documentos como comprovante de residência, identidade, NIS e o CPF. Após confirmação do cadastro, o pedido será analisado por uma comissão e o andamento do processo pode ser acompanhado pelo site. 

Conforme o governo do Estado, o número de ofertas de CNH Popular representa um recorde de distribuição em um só ano. Foram quase 140 mil documentos desde o começo do programa estadual.

No fim de agosto, o governador comunicou por meio das redes sociais o retorno da iniciativa no segundo semestre deste ano. 

SOBRE A AÇÃO
O programa Carteira de Motorista Popular foi criado em 2009. Ele permite o acesso de pessoas de baixa renda à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente.

O programa vale para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (automóvel). Quem se habilita na categoria A recebe um capacete, garantido através da Lei Nº 15.931 de dezembro de 2015.

VÍDEO DA CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO:


Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment