O Coletivo Ominaiyê realiza na próxima sexta-feira (19 de novembro), o I Encontro de Conhecimentos Negros do Cariri com o tema “Batuques, temperos e fé”. O evento tem por objetivo refletir sobre diversos elementos da cultura dos povos negros através da socialização de práticas, saberes e sabores presentes na cultura do povo brasileiro.

O momento é alusivo ao Dia da Consciência Negra, que acontece no sábado (20), e contará com a participação de autoridades importantes para a cultura afro na região do Cariri, pesquisadores, músicos, capoeiristas, coreógrafos e atores que irão compartilhar suas experiências religiosas, acadêmicas e artísticas para o público que poderá acompanhar o evento de maneira híbrida, sendo presencial em Crato e on-line.

A programação será aberta às 17h30 com a performance Mojubá: abertura de caminhos, do coletivo Ominaiyê, às 18h tem início a Roda de Conversa: Batuques, temperos e fé com participação do Babalorixá Edilson,patriarca da primeira casa de candomblé no município do Crato, o Ilê Asé Omo Ayê, pedagogo e coordenador estadual da articulação brasileira de gays; Edson Martins: pesquisador e professor de literatura; Jorge Oliveira, músico e multi-instrumentista; Pai Marcos, sacerdote de umbanda e tarólogo; Tiago da Silva, professor de capoeira, coreógrafo e percussionista; Valéria Pinheiro, coreógrafa e fundadora da Cia.Vatá e Vinícius Oliveira, professor de teatro.

Após a Roda de Conversa, acontece o espetáculo, A Sacerdotisa, com a atriz Edivânia Martins e encerrando a programação acontece uma celebração musical reunindo convidados e o público presente.

As inscrições para o I Encontro poderão ser feitas através de formulário online, sendo validada com 1kg de alimento não perecível. O evento conta com o apoio do Instituto Gameleira e da ONG Beatos.

Para participação presencial é necessário o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e que seja mantido o distanciamento social, de acordo com os protocolos recomendados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará/SESA, Secretaria Municipal de Saúde do Crato, e de conformidade com o novo Decreto do Governo do Estado.

Serviço

I Encontro de Conhecimentos Negros do Cariri
Dia 19 de novembro de 2021 – 17hs
Local: R. Cícero Alves de Souza, 182 – Zacarias Gonçalves, Crato

Post a Comment