Por Redação Gazeta do Cariri

O semiárido cearense tem se transformado. Famílias rurais de 600 comunidades das regiões do Cariri, sertões dos Inhamuns e Sobral têm suas vidas transformadas para melhor após a chegada do Projeto Paulo Freire. Os investimentos são em atividades agrícolas e não agrícolas, financiados pelo Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na comunidade de Pedra da Cruz, no município de Antonina do Norte, na região do Cariri, 30 famílias foram beneficiadas com unidade de pães e bolos e ovinocultura. Foram construídos nove apriscos, compra de insumos, aquisição de animais e área de suporte forrageira e a construção de uma unidade de produção de pães e bolos de 142m² e adquirido todos os equipamentos necessários para produção. A comunidade Pedra da Cruz recebe assessoria técnica do Instituto Flor do Piqui.

Na manhã desta quinta-feira (4 de novembro), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou do ato de inauguração da unidade. “O equipamento é sinônimo de geração de renda, bem como garantia de desenvolvimento da economia local”, destacou. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Antonina do Norte, Zé Neto; do secretário municipal de Agricultura, Antônio do Padre; e do presidente da Associação, Santino Barbosa;

Na comunidade existe uma organização de mulheres que trabalham produzindo artesanato e panificados, e comercializam na comunidade, nas comunidades vizinhas e na sede do município. Todas as famílias beneficiadas pelo PPF têm de cisternas de placas.

Em projetos produtivos foi investido um total de R$ 346.186,50, sendo, R$ 34.700,00 de contrapartida da comunidade. A Associação dos Agricultores e Agricultoras do Sítio Pedra da Cruz é a organização que faz a gerência dos recursos com apoio do Instituto Flor do Piqui, entidade que realiza a assessoria técnica contínua na comunidade.

Projeto Paulo Freire
O Projeto Paulo Freire desenvolve ações que fortalecem a relação da mulher e do homem do campo com o território e a convivência com o semiárido. São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua presentes em 600 comunidades é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos implementados, beneficiando mais de 17.700 famílias no semiárido cearense. O projeto é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio do acordo de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Post a Comment