A Mostra Sesc Cariri de Culturas, que este ano celebra sua 23ª edição, inicia a partir deste domingo (7), e segue até o próximo dia 14 de novembro, com programação das mais diversas diversas manifestações culturais e artísticas. Tendo confirmada uma das primeiras atrações o show virtual do cantor Nando Reis, na abertura do primeiro dia do evento, e Abdoral Jamacaru para o encerramento presencial, alguns dos shows em formato presencial e híbrido já foram divulgados.

Nando Reis, como confirmado, abre a mostra no domingo (7), com apresentação exibida pelo YouTube do Sesc Ceará. Na segunda-feira (8), todas as apresentações confirmadas até o momento também serão exibidas online, tendo como atrações a banda Nomade Orquestra, às 20h; o cantor Raphael Costa, com o show “Diamante Hortelã” às 20h20; a cantora Heloá, com a apresentação “Opará” às 21h; e a banda Tuyo, com o show “Tour Pra Curar” às 21h40.

Na terça-feira (9), a programação fica por conta da orquestra Marimbanda, com a apresentação “Caminhar” às 20h; a cantora Aline Paes, com o show “Atlantnia” às 20h40; e a banda Bule, com o show “Cabe Mais Ainda” às 21h20. Já na quarta-feira (10), as apresentações começam com Silvério Pessoa, com o show “Cabeça Feita” às 20h; a banda Aindê, com o show “Cantos de Caminho” às 20h40; e o cantor Silvan Galvão, com a apresentação “Na Baila do Carimbó” às 21h20. Todas estas atrações serão transmitidas pelo YouTube do Sesc Ceará.

Na quinta-feira (11) iniciam as apresentações híbridas e presenciais. A banda Chumbo Sim Senhor apresenta o show “Cantando o Nordeste”, às 9h, na Praça Siqueira Campos, no centro do Crato, sendo apenas presencial. Apenas virtual será o show do cantor Caetano Brasil, com sua apresentação “Cartografias”, às 20h. Os Bardos tocam se show “Post Hominum” às 20h40, no Testro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, e às 21h20 tem o show do cantor Nonato Lima, com a apresentação “Brasiliando”, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. Estas duas últimas apresentações serão híbridas, sendo exibidas presencialmente e também através do YouTube do Sesc Ceará.

Seguindo a programação híbrida, na sexta-feira (12), as apresentações começam com o cantor Epitácio Pessoa, com o show “O Meu Forró é Pé de Serra”, às 9h na Praça Siqueira Campos, em Crato. O cantor Dudé Casado apresenta seu show “Clarividência” às 20h30, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte. Às 21h10, a banda Dextape apresenta o show “Candomblack” no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. Estas duas últimas também serão transmitidas no YouTube do Sesc Ceará. Finalizando a noite, a cantora Kristal apresenta o show virtual “Não Deixe Pra Amanhã o Que Você Pode Deixar Pra Lá”, às 21h50, no YouTube do Sesc Ceará.

No sábado (13), a programação conta com os shows de Os Muringa, com a apresentação “Forró na Muringa”, às 9h na Praça Siqueira Campos, em Crato; a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo apresenta o show “Rosa dos Ventos” na Feira do Mercado do Pirajá, em Juazeiro do Norte, às 9h, sendo que logo em seguida, no mesmo local, se apresenta o cantor Neopineo, com o show “Humorzical Cearês”, às 10h. A banda Donaleda apresenta o show “This is Reggae Music Made in Ceará”, às 20h, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte. Edinho Vilas Boas apresenta “Show Retumbante” às 20h40, Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. O cantor Barro apresenta às 21h20, no Teatro Sesc Patativa do Assaré, o show “Barro Somos”.

Encerrando a programação da mostra no domingo (14), ocorrem os shows de Abidoral Jamacaru, com a apresentação “Menestrel” às 17h, na Praça Siqueira Campos, em Crato, e o cantor Ednardo terá exibido o documentário “Conectames: Canções e Caminhos” às 19h, no YouTube do Sesc Ceará. Confira a programação completa das demais manifestações culturais e apresentações artísticas e literárias no site da Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Mostra híbrida

A mostra, que ocorre de 7 a 14 de novembro, contará com atividades presenciais abertas ao público com acesso limitado devido a situação pandêmica de Covid-19, mas com alcance ilimitado a partir das plataformas digitais. A programação é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde. Esta 23ª edição contará com 114 grupos e artistas selecionados no edital de 2020, além de 50 grupos de tradição popular.

Os grupos nacionais farão suas apresentações digitais pré-gravadas, já os grupos oriundos do Ceará e demais estados no Nordeste brasileiro, de maneira presencial, dentro do circuito da Mostra, com transmissão em tempo real. Nesse contexto, foram convidados artistas e grupos de diversas regiões do Brasil que apresentarão seus trabalhos em lugares históricos, que representem sua região, interligando assim os estados do Brasil por meio do Patrimônio Cultural. Já as apresentações e performances presenciais acontecem nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda. O Teatro Sesc de Iguatu também irá complementar o roteiro das ações do evento.

No Cariri, mestres da cultura popular, brincantes e seus grupos de tradição, irão protagonizar a websérie “Mestres Guardiões da Memória” gravada em locais históricos e importantes da região. As apresentações de reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes, acontecerão em lugares como: o Horto de Padre Cícero, Festa de Santo Antônio de Barbalha, Centro de artesanato e cultura popular Mestre Noza, Lira Nordestina, Museu Casa do Mestre Nena, bairro João Cabral, Cachoeira de Missão Velha, Quilombo dos Souza, Chapada do Araripe, entre outros importantes pontos grandiosos em cultura e beleza.

Desde 2017, o Sesc realiza a ação “Pensando Verde na Mostra” fomentando as discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Nesta edição, o projeto acontece de 11 a 14 de novembro, na Praça da Sé, em Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental na Chapada do Araripe.

Fonte: Site Badalo

Post a Comment