Entre os dias 17 de novembro e 03 de dezembro serão aplicadas as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nas escolas da rede municipal de Barbalha para todos os alunos do quinto e nono ano do Ensino Fundamental. A avaliação conta com questões de português e matemática e é feita a cada dois anos com a finalidade de examinar a educação básica brasileira e os fatores que podem interferir no desempenho estudantil.

A Prefeitura Municipal de Barbalha, por meio da Secretaria de Educação, vem efetivando ações de incentivo e formação para o SAEB com aulões e divulgação nos meios de comunicação locais. Em uma das entrevistas concedidas à Rádio Cariri, para apresentação da campanha ‘Todos pelo IDEB de Barbalha’, o secretário adjunto, João Paulo, ressaltou a importância da presença dos estudantes na avaliação. “Quanto mais alunos realizarem a avaliação, melhor serão os resultados obtidos para o Ideb, e, por conseguinte, maior será o repasse de recursos para investimento em infraestrutura e preparação dos professores, dentre outras ações na educação municipal”, ressalta o secretário adjunto.

A Busca Ativa Escolar também faz parte da campanha, no seu intento de garantir maior número de estudantes na sala de aula. Em Barbalha, a ação já localizou mais de 500 crianças que estavam fora da escola, seja em decorrência da Pandemia ou outros fatores. As medidas adotadas para assegurar a maior participação no SAEB visam mais que números, traçam uma contextualização da rede, percebendo os desafios e as conquistas obtidas no cenário educacional do município.

O SAEB permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), realizar um diagnóstico da educação nas escolas e os seus resultados refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, considerando uma série de informações contextuais. A avaliação ainda viabiliza a oferta de subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.

A prova é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil. O cálculo do índice é feito a partir do fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) levantado pelo Censo Escolar, e o resultado do desempenho dos alunos no SAEB.

Post a Comment